26/06/2025 às 20h12
102
Redacao
Vila Velha / ES
Como parte da programação dos 190 anos da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), a professora e doutora em História Kátia Sausen da Motta ministrou palestra sobre a ampliação do direito de voto e o início das campanhas eleitorais na primeira metade do século XIX.
Com o título “Aos patrícios e concidadãos: eleições e disputa política na Província do Espírito Santo”, a palestra teve a presença de estudantes, servidores da Ales e historiadores. A historiadora disse que, entre os anos de 1824 e 1882, em pleno Brasil Império, o direito de voto foi estendido à grande parte dos homens livres e que a maioria dos votantes era alfabetizada, contrariando a visão tradicional da historiografia.
Eram votantes os homens livres e libertos com idade mínima de 25 anos e renda mínima de 100 mil réis. Mesmo sem recursos de televisão e internet, as campanhas, segundo a professora, eram competitivas e havia disputa real pelo voto, por meio de convencimento político e não apenas coação, conhecida como voto de cabresto.
“Na minha tese de doutorado, eu trabalhei com um período amplo, de 1840 até 1880, em que eu pude perceber que a maioria das eleições tinha 60% ou mais de participação, ou seja, o índice de infrequência não era muito grande. Poucas eram as eleições em que a ausência se mostrava muito relevante. Então, pensando isso de forma comparativa, inclusive com outros países como França, Estados Unidos, a gente tem um número elevado e importante de mobilização política aqui na Província do Espírito Santo”, explicou.
A pesquisadora atribui essa presença forte dos eleitores nas urnas às mobilizações dos candidatos e também ao fato de que as eleições eram novidade na época.
“A própria organização eleitoral foi pensada no sentido de mobilizar as pessoas a participarem das eleições. A votação ocorria nas igrejas, aos domingos e logo após as missas e podia demorar um, dois ou três dias, de acordo com o número de votantes, mas a maioria votava já no primeiro dia. Então esses ritos vinculados à igreja e à religiosidade católica contribuíram também para a grande participação nas urnas”, contou.
Fotos da palestra
Ciclo de palestras
As celebrações dos 190 anos da Ales tiveram início no ano passado e ainda há vários eventos planejados para 2025, com abordagem histórica, cultural e de diálogo com a sociedade. O Ciclo de Palestras de 2025, promovido pelo Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (IHGES) é uma dessas ações.
“Nós temos trazido a público as descobertas que temos feito aqui nos arquivos da Assembleia”, disse a coordenadora do projeto, Adriana Campos. A professora da Ufes adiantou os temas da próxima palestra: a descoberta de dois ex-deputados que atuavam no período do Brasil Império.
“Esses homens eram médicos, ao contrário de toda uma imagem que a gente faz do homem negro. Eles eram abolicionistas (…) ambos da elite econômica, política e intelectual (…). Então, é um espetáculo a gente achar esse tipo de personagem aqui na Assembleia e isso tudo é fruto desse estudo de 190 anos. São coisas que o Arquivo joga sobre a gente, na medida em que você permite organizar os papéis e documentos. Isso aqui é um arquivo muito vivo”, afirmou a doutora em História.
A palestrante
A professora Kátia Sausen da Motta é doutora em História pela Universidade Federal do Espírito Santo, com estágio de pesquisa na Université Paris-Est (Upem), na França. Atualmente, desenvolve pesquisa de pós-doutorado, com bolsa do CNPq, e integra o Laboratório de História, Poder e Linguagens da Ufes. Também participa do grupo de pesquisa Opinio Doctorum e da Sociedade Brasileira de Estudos do Oitocentos (SEO).
FONTE: Portal Assembleia Legislativa - ES
Há 10 horas
Bike Fix: Viana aposta na mobilidade sustentável com projeto inovador, o prefeito de Viana Wanderson Bueno fala sobre o projeto.Há 10 horas
Guarda prende homem procurado por estelionato após reconhecimento facialHá 10 horas
Guarda prende homem procurado por estelionato após reconhecimento facialHá 10 horas
Estacionamento no Mercado Municipal de Cariacica será 100% gratuito a partir desta sexta-feira (29)Há 10 horas
Centro do Empreendedor leva crédito e oportunidades para pequenos negócios em Nova Bethânia - Viana