26/06/2025 às 22h33 - atualizada em 25/07/2025 às 01h41
294
Redacao
Vila Velha / ES
Após vencer o leilão e continuar com o contrato de duplicação da BR-101, no Espírito Santo, a Ecovias 101 anunciou que a assinatura do termo aditivo está prevista para os próximos meses. A partir disso, o ciclo de investimentos será iniciado em até 30 dias. O leilão aconteceu nesta quinta-feira na Bolsa de Valores de São Paulo.
Com o início das obras, segundo a concessionária, está prevista a criação de 4 mil empregos por ano, totalizando 149.233 até a conclusão dos trabalhos considerando diretos, indiretos e efeito-renda.
O novo contrato prevê a execução de obras de grande impacto para o Espírito Santo e para a logística do país, como mais de 263 quilômetros de ampliações de pistas entre duplicações, faixas adicionais, vias marginais e contornos.
“A gente vive diariamente a BR-101 e conhece as necessidades do trecho capixaba. Esse novo modelo permite, por exemplo, soluções sustentáveis imediatas, como as terceiras faixas em regiões com restrições ambientais. Poder realizar esses investimentos tão necessários vai ser uma enorme satisfação para todo o time da Ecovias 101”, afirmou Roberto Amorim, diretor superintendente da concessionária.
Logo nos primeiros três anos do novo contrato estão previstos R$ 1,82 bilhão em investimentos, incluindo a conclusão de 84 km de duplicações, 9,45 km de marginais, 19 novos retornos, 6 km ciclovia, 4 passarelas, 2 Pontos de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiro, além do início das obras dos Contornos de Ibiraçu e Fundão.
O governador do estado, Renato Casagrande, acompanhou o leilão e afirmou que agora existe a esperança de que as obras serão de fato concluídas com a duplicação de 172 quilômetros e construção de faixas adicionais onde não será possível duplicar. Além disso, Casagrande destacou que os investimentos prevêem construção do contorno de Fundão e Ibiraçu, além de uma proposta para contorno de Linhares.
“São investimentos que trazem segurança. O que a gente quer é segurança para quem usa a BR-101. Levando essas obras adiante a gente resolve um gargalo do nosso desenvolvimento. A BR-101 é perigosa e sem competitividade. Com esse investimento passa a ser um instrumento para nosso desenvolvimento”, declarou.
• 172,8 km de duplicações, inclusive em segmentos do trecho norte;
• 41,1 km de faixas adicionais – entre Mucuri (BA) e Linhares (ES);
• 33,6 km de vias marginais;
• Contornos urbanos de Ibiraçu (4,2 km) e Fundão (11,4 km);
• 14 novos trevos em desnível;
• 39 retornos em nível;
• 40 passarelas para pedestres;
• 75 novos pontos de ônibus;
• 2 Pontos de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros; e
• 34 passagens de fauna, entre outras obras.
FONTE: ES 360
Há 4 dias
Paraatleta capixaba fecha o ano com chave de ouro e conquista tetracampeonato estadual de ciclismo na categoria PNEHá 4 dias
Cariacica abre leilão on-line de veículos e materiais inservíveis no dia 6 de novembroHá 4 dias
Cariacica inicia construção de planejamento estratégico para os próximos 15 anosHá 4 dias
Evento sexta-feira na praia terá meditação, tai chi chuan e dança do ventreHá 4 dias
Seis Cras vão abrir no sábado em Vila Velha para inclusão e atualização do Cadúnico