27/11/2024 às 21h04
39
Redacao
Vila Velha / ES
O presidente do PSDB capixaba, deputado estadual Vandinho Leite, mergulhou de vez na pauta municipalista. Como parlamentar e líder partidário, o tucano está a cada semana ou em alguma cidade ou conduzindo comitivas a órgãos do governo estadual, com o qual está coladíssimo.
Não é segredo para ninguém que, da eleição de 2022 para cá, ele deu uma guinada mais afável ao grupo do governador do Estado, Renato Casagrande (PSB). Lembrando que ele, em 2020, na época da pandemia da Covid-19, esteve na incursão parlamentar tachada pelo Palácio Anchieta como invasão ao Hospital Dório Silva, na Serra. Na trupe também estava o hoje prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos).
O ponto é que ser oposição em um Estado no qual as emendas não são impositivas e que o governo tem alta proeminência sobre os municípios é sinônimo de ter a devida noção de que, como político, enfrentará um deserto. Há necessidade de ter argumentos constantes, além de criatividade para criar narrativas.
Sabedor de que seu partido necessitaria de promover mudanças para sobrevivência – coletiva e até individual -, o deputado optou por ações mais propositivas e menos bélicas. Também veio como ponto de bandeira da paz a entrada de Ricardo Ferraço (MDB) no entourage, que anteriormente estava na trincheira do PSDB antes do retorno à legenda emedebista.
Nas últimas eleições, dos 29.156 votos, “somente” 13.562 foram na Serra, sua conhecida base eleitoral. O restante foi pulverizado pelos demais municípios. Logo, isso só ressalta que ele não está dependente de um colégio eleitoral. Diversificou seus pontos de influência, logo.
Com esse espólio e alicerçado pela parceria com Ricardo Ferraço – e, consequentemente, com Casagrande -, Vandinho busca vencer a queda de braço para que ele seja o ungido na batalha pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, a ser definida em fevereiro do ano que vem.
Nas entrelinhas dos aliados, o tucano presidente é mais favorável para as pretensões de Ricardo disputar a corrida pelo Palácio Anchieta em 2026. O núcleo de chumbo ao redor de Casagrande defende que Marcelo Santos, por mais que jure fidelidade, teve posicionamentos que foram de encontro aos tomados pela cozinha casagrandista, como o apoio irrestrito a Pazolini na Capital.
O ponto em questão é que alguns observadores relatam é que Vandinho, contudo, é um “novo cristão” na teologia do casagrandismo. E numa base para formação de 2026 que anda meio incerta, não se tem a mínima noção de com quem o PSDB andará nas majoritárias e muito menos a dimensão da força partidária, que anda patinando em cenário nacional e estadual.
Mas Vandinho aprendeu, nos últimos anos, o poder de cativar lideranças. E vai usar isso a favor para os seus próximos passos, como na eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.
O governo do Estado encaminhou à Assembleia Legislativa projeto de lei que cria o cartão reconstrução, para conceder “auxílio financeiro para situações de emergência e de estado de calamidade pública, a ser destinado às famílias de baixa renda que venham a ser atingidas por desastres advindos de circunstâncias climáticas anormais”.
Chama a atenção que a proposta abrange quem for atingido por esses problemas no período entre novembro deste ano a março de 2025.
Durante a sessão virtual desta quarta-feira (27), o deputado estadual e prefeito eleito de Cachoeiro de Itapemirim, Theodorico Ferraço (Progressistas), apareceu sem camisa para as câmeras.
Falando ainda de Assembleia Legislativa, o prefeito eleito da Serra, Weverson Meireles (PDT), será agraciado com a comenda Domingos Martins, a mais alta honraria da Casa de Leis. Iniciativa é do deputado estadual Alexandre Xambinho (Podemos), que foi coordenador da campanha do pedetista.
A Prefeitura de Vitória realizou aditivo para execução das obras de reforma e reestruturação do Restaurante Popular. Serão mais 90 dias de atividades.
Assim sendo, fazendo uma soma tão rápida quanto 2 + 2, o Restaurante Popular só volta a funcionar no ano que vem.
A eleição em Santa Maria de Jetibá segue dando o que falar. O Republicanos ajuizou pedido de investigação judicial eleitoral por abuso de poder e uso irregular dos meios de comunicação contra o prefeito eleito Ronan Fisioterapeuta (PL).
A denúncia vai por caminho semelhante pelo realizado pelo Ministério Público Estadual (MPES), que requer cassação dos registros de candidatura da chapa eleita e que já foi aceita pela Justiça. A promotoria, na denúncia, destacou que uma pesquisa eleitoral falsa foi divulgada no dia das eleições, 6 de outubro, em grupos de WhatsApp. A pesquisa não estava registrada na Justiça Eleitoral. Para o MPES, esse fato influenciou o resultado da votação.
Não custa perguntar: a poucos dias da diplomação dos eleitos, como que fica a situação da eleição de Presidente Kennedy? Com a palavra final, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), inclusive para o caso de Santa Maria de Jetibá.
O futuro presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos/PB), se encontrou nesta quarta-feira (27) com parte da bancada capixaba. Se não houver nenhuma mudança, deverá receber votos de todos os parlamentares do Estado.
Motta realiza peregrinação de reuniões com as bancadas de todas as unidades da federação.
FONTE: ES HOJE
Há 2 dias
Câmara de Vitória altera regras de votações em regime de urgênciaHá 2 dias
Concurso: governo vai abrir 192 vagas para a Polícia FederalHá 2 dias
Após manutenção, ciclovia da Terceira Ponte é liberada nesta sextaHá 2 dias
Câmara de Vila Velha aprova prestação de contas de 2022 do prefeito ArnaldinhoHá 2 dias
Prefeito de Vila Velha Arnaldinho veta aumento do seu próprio salário que chegava perto de 90%.