Quarta, 07 de janeiro de 2026
noticiascapixabaes@gmail.com
Cidades

31/12/2025 às 14h01 - atualizada em 31/12/2025 às 14h12

42

Redacao

Vila Velha / ES

Retrospectiva 2025: um ano de conquistas, participação popular e desenvolvimento em Viana
O ano começou com a população no centro das decisões.
Retrospectiva 2025: um ano de conquistas, participação popular e desenvolvimento em Viana
Foto: Reprodução do Portal Prefeitura Municipal de Viana-ES

Em 2025, Viana consolidou um ano de avanços marcados pela participação popular, investimentos históricos e a expansão de políticas públicas que fortalecem a saúde, educação, cultura, infraestrutura e o desenvolvimento social e econômico do município, refletindo o compromisso da gestão com uma cidade organizada e preparada para um futuro ainda mais promissor.


O ano começou com a população no centro das decisões. Por meio do Orçamento Participativo, o prefeito percorreu diversas comunidades, promovendo 27 encontros que reuniram mais de 2.500 moradores. As principais demandas registradas se concentraram nas áreas de mobilidade, lazer, saúde, educação e serviços básicos, reforçando o compromisso da gestão com políticas públicas construídas em diálogo com quem vive a cidade.


Na saúde, Viana avançou de forma histórica. Ao longo do ano, foram realizados 234 mil atendimentos, além de teleconsultas em 12 especialidades médicas.


As Unidades Básicas de Saúde de Marcílio de Noronha, Vila Bethânia, Morada de Bethânia e Campo Verde passaram por revitalização e a de Areinha foi inaugurada, o atendimento nas quintas-feiras de cada mês foi estendido ampliando o acesso da população aos serviços básicos, a Sala Antiveneno foi entregue no PA de Arlindo Villaschi e os mutirões garantiram 8 mil exames de ultrassonografia para a população.


Durante o aniversário da cidade, a Prefeitura, em parceria com o Governo do Estado, anunciou mais de R$ 100 milhões em investimentos em diversas áreas estratégicas, fortalecendo infraestrutura e qualidade de vida de quem escolher Viana para viver.


Os eventos culturais e religiosos também marcaram o ano e movimentaram a economia local. O Aviva Viana reuniu 20 mil fiéis, enquanto a cidade consolidou seu papel na rota da cerveja artesanal ao sediar a 3ª edição da EXPOCERVI, a maior festa do segmento no Espírito Santo.


Já a tradicional Festa do Divino manteve o título de maior do Brasil, reunindo 140 mil pessoas no Parque de Exposições, em Viana Sede, ao longo de três dias de celebração. Na programação do aniversário da cidade, a Caminhada Ecocultural reuniu 5 mil participantes.


Na educação, Viana deu um salto de inovação e qualidade. A Prefeitura adquiriu 150 lousas digitais e distribuiu 14.500 kits escolares, além de promover reformas, ampliações e climatização em diversas escolas do município. Os investimentos deram resultados valiosos. 


O município conquistou Selo Ouro Nacional na educação, recebeu o Prêmio Band e alcançou 91% no índice de fluência em leitura.


O município também realizou o maior concurso público de sua história, ofertando 487 vagas com salários de até R$ 6,2 mil, ampliando a valorização do serviço público e fortalecendo o quadro profissional da cidade.


A segurança municipal ganhou reforço institucional com a posse de 11 novas chefias na Guarda Municipal e novos equipamentos, elevando a eficiência operacional. Em 2025, Viana também celebrou 18 meses sem registros de feminicídio e consolidou a Operação Randandan, que retirou de circulação 50 escapamentos adulterados, com base na Lei n.º 3.474/2025, voltada ao controle da poluição sonora e o limite do horário das distribuidoras de bebidas.


A Assistência Social e o Trabalho tiveram papel de destaque com a assinatura do Pacto pela Defesa da Criança e a implantação da emissão digital da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. No fortalecimento da empregabilidade, foram ofertadas 4.300 vagas de empregos nos dois feirões, além de 18 mil vagas em cursos técnicos e superiores e 210 vagas de cursos profissionalizantes pelo Programa Gerar.


O desenvolvimento econômico e o turismo também avançaram. Empreendedores locais receberam apoio para estruturar a Rota das Águas, enquanto grandes centros de distribuição se instalaram na capital estadual da logística, como RD Saúde e Gulozitos. Viana também foi reconhecida como referência em gestão com o prêmio diamante em ambiente de negócios e transparência pública, além do selo A+ do CAPAG.


Os cuidados com os animais ganharam espaço especial. A construção do primeiro Centro Animal Público do Espírito Santo já é uma realidade e vai oferecer acolhimento para 200 cães e 100 gatos em situação de rua. Ao longo do ano, também foram realizadas 293 castrações por meio do programa “É o Bicho!”.


Grandes obras transformaram a paisagem urbana, como a transformação do antigo pinicão de Marcílio de Noronha II na maior praça de Viana, a revitalização da Praça de Bom Pastor, a reurbanização da Avenida Luiza Cazotti e o início do primeiro Complexo Hospitalar do município, as obras de drenagem e contenção do dique e EBAP em Santo Agostinho e da macrodrenagem histórica na entrada de Marcílio de Noronha.


Na área habitacional, a nova política pública garantiu a titulação definitiva de imóveis para 83 famílias.


O esporte também mobilizou a cidade, com a Copa Viana e o Campeonato Vianense, ambos decididos nos pênaltis, reforçando a tradição esportiva nas comunidades do município.


Encerrando o ano, Viana celebra um ciclo de avanços concretos e políticas públicas que ampliam oportunidades e fortalecem o desenvolvimento social, cultural e econômico do município.

FONTE: Portal Prefeitura Municipal de Viana-ES

Veja também
Facebook
Mais lidas
© Copyright 2026 :: Todos os direitos reservados