11/09/2025 às 20h38
24
Redacao
Vila Velha / ES
Cariacica vive um momento especial no empreendedorismo, com cada vez mais pessoas tirando suas ideias do papel e abrindo o próprio negócio. Entre janeiro e agosto de 2025, foram registradas 7.836 novas empresas no município, quase 1.700 a mais do que no mesmo período do ano passado, quando o total foi de 6.160.
O destaque fica para os Microempreendedores Individuais (MEIs). Somente neste ano, 6.219 novos MEIs foram formalizados em Cariacica, quase o dobro do registrado em 2024, quando foram 3.960.
As Microempresas (ME) chegaram a 1.174 registros, as Empresas de Pequeno Porte (EPP) somaram 176 e outras empresas de maior porte contabilizaram 267.
O Lucas Monteiro, morador do bairro Alzira Ramos, é um exemplo dos novos empreendedores que decidiram formalizar seus negócios. Atuando na construção civil desde 2021, Lucas já planejava há cerca de dois anos abrir um MEI voltado para serviços de pintura, com foco em escolas, creches, CRAS, postos de saúde e outros espaços públicos.
“Eu sempre trabalhei por conta própria. Depois comecei a prestar serviço para uma empresa que precisava de formalização, com emissão de notas fiscais, então abri meu MEI no mês passado. Minha intenção é prestar serviços nessa área, evoluir e transformar o negócio em uma empresa de maior porte”, conta Lucas.
Abertura de empresas em 15 minutos
Um dos maiores diferenciais de Cariacica é a agilidade. Hoje, abrir um negócio de baixo risco, como salão de beleza, escritórios de contabilidade, distribuidora de bebidas, padarias e confeitarias, pode levar apenas 15 minutos. Esse processo rápido e descomplicado, inclusive, já colocou a cidade entre os destaques nacionais no Ranking de Dispensa de Alvarás e Licenças.
Para empreendimentos de maior complexidade ou risco, como aqueles que exigem licenciamento ambiental ou sanitário, o processo pode levar de três a quatro horas em média, não por limitações da prefeitura, mas pela necessidade de atender a exigências de segurança e regulamentação necessárias para o funcionamento adequado.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Sandro Heleno Gomes, destaca que esse avanço é fruto de um esforço conjunto com a desburocratização de processos, reduzindo o tempo de abertura de empresas e oferecendo apoio por meio do Simplifica, NossoCrédito e Sala do Empreendedor.
"Mais empresas significam mais empregos, mais renda e mais oportunidades circulando no município. O destaque para os microempreendedores individuais prova a força do empreendedorismo de base, que é quem gera movimento no comércio de bairro, na prestação de serviços e na economia local. Ao mesmo tempo, também temos visto crescer o número de micro e pequenas empresas, consolidando Cariacica como um celeiro de negócios em diferentes áreas", disse.
Apoio ao empreendedor
Além da rapidez, a Prefeitura tem investido em programas que fortalecem o ambiente de negócios. Entre eles estão o Simplifica, o crédito facilitado pelo NossoCrédito, o atendimento da Sala do Empreendedor, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e o Plano do Ecossistema de Inovação. Tudo para dar suporte a quem deseja começar ou expandir sua empresa.
FONTE: Portal Prefeitura Municipal de Cariacica-ES
Há 2 dias
Prefeito de São José do Calçado chama vereadora e deputado de ‘mentirosos’Há 2 dias
Acidentes com carretas interditam BR-101 e BR-262 em 24hHá 2 dias
Cariacica e Governo do ES inauguram diversas obras neste sábado (13)Há 2 dias
Cariacica dispara no empreendedorismo e bate recorde com abertura de quase oito mil novos negócios em 2025Há 2 dias
Crimes contra o patrimônio registram menor índice da série histórica em Viana