14/01/2025 às 17h17
262
Redacao
Vila Velha / ES
A volta às aulas acontece em fevereiro, mas os pais e os responsáveis já estão recorrendo ao comércio para comprar material escolar. Com o objetivo de auxiliar os pais a economizar e a garantir que as escolas cumpram as normas legais, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, por meio do Procon Municipal, reforça a importância do planejamento, da pesquisa e do conhecimento dos direitos do consumidor.
De acordo com o superintendente do Procon de Vila Velha, Moisés Penha, a Lei Federal nº 12.886/2013 assegura que itens de uso coletivo, como material de limpeza e produtos de higiene, sejam incluídos no valor das mensalidades escolares.
“Qualquer cobrança adicional ou exigência desses materiais na lista é ilegal. Os pais devem ficar atentos e denunciar irregularidades”, alerta.
Confira as dicas do Procon de Vila Velha para uma volta às aulas consciente:
- Reutilize e aproveite o que já tem
Antes de comprar, revise o material do ano anterior. Livros, mochilas e itens em bom estado podem ser reaproveitados para reduzir gastos.
- Pesquise e antecipe as compras
Não deixe para a última hora. Planejar e comparar preços em diferentes lojas podem resultar em economia significativa.
- Evite compras impulsivas com crianças
Deixe os pequenos em casa e opte por itens mais econômicos. Produtos com personagens famosos geralmente têm preços inflacionados.
- Personalize e una forças com outros pais
Tornar o material escolar único e especial pode ser divertido e econômico. Além disso, organizar compras coletivas pode reduzir custos em itens básicos.
- Cuidado com práticas abusivas
Escolas não podem exigir marcas específicas e nem locais de compra. Verifique as embalagens, priorize produtos de qualidade e com informações claras, e compre no estabelecimento de menor preço.
O Procon de Vila Velha também disponibiliza uma lista completa de materiais que não podem ser cobrados pelas instituições de ensino, ajudando os pais a entenderem seus direitos. Para acessar o conteúdo completo, Clique AQUI.
Com essas orientações, o retorno às aulas pode ser mais tranquilo, econômico e alinhado à legislação. Além de garantir a educação das crianças, os pais podem exercer um consumo consciente, priorizando o bem-estar financeiro da família.
"Como pai e alguém que conhece os desafios enfrentados pelas famílias, sei o quanto a volta às aulas impacta o orçamento doméstico. Por isso, temos que defender nossos direitos como consumidores e garantir que as escolas cumpram a lei e evitem cobranças abusivas. Planejamento e informação são nossos maiores aliados nesse período. Juntos, podemos transformar a educação em uma experiência mais justa e acessível para todos", reforço Everaldo Colodetti, secretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha.
FONTE: Prefeitura de Vila velha - Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Há 10 horas
Bike Fix: Viana aposta na mobilidade sustentável com projeto inovador, o prefeito de Viana Wanderson Bueno fala sobre o projeto.Há 10 horas
Guarda prende homem procurado por estelionato após reconhecimento facialHá 10 horas
Guarda prende homem procurado por estelionato após reconhecimento facialHá 10 horas
Estacionamento no Mercado Municipal de Cariacica será 100% gratuito a partir desta sexta-feira (29)Há 11 horas
Centro do Empreendedor leva crédito e oportunidades para pequenos negócios em Nova Bethânia - Viana