29/12/2025 às 20h49
61
Redacao
Vila Velha / ES
O projeto Praia Legal passará a ter seus dias de atendimento ampliados durante o mês de janeiro e vai funcionar de terça-feira a domingo, das 8 às 16 horas. Voltado para a inclusão social das pessoas com mobilidade reduzida, o projeto na Praia da Sereia (próximo do Clube Libanês – Praia da Costa) possibilita que elas possam desfrutar do banho de mar assistido por guarda-vidas do município. Os profissionais utilizam cadeiras anfíbias para levar as pessoas ao mar.
No mês de janeiro, em média 35 a 40 pessoas são atendidas por dia pelas equipes do projeto. Já em fevereiro, os atendimentos voltarão ao normal, de quarta-feira a domingo, no mesmo horário, quando o atendimento varia de 20 a 30 pessoas.
Os atendimentos não precisam ser agendados. Pessoa com mobilidade reduzida permanente ou temporária, basta ir até o local e falar com os coordenadores para serem atendidas, sem a necessidade de apresentar laudo médico. O serviço oferecido pelo município promove bem-estar e melhora qualidade de vida dessas pessoas, atendendo não só a população canela-verde, como também turistas.
Estrutura
O Praia Legal conta com infraestrutura acessível, incluindo banheiros adaptados, chuveiros inox com água potável e um atendimento exclusivo para pessoas com deficiência. Além do banho de mar, o Praia Legal oferece diversas atividades recreativas, como palestras para estudantes do ensino médio e fundamental sobre o funcionamento do projeto, aulas de primeiros socorros em caso de afogamento e orientações sobre o respeito ao próximo.
Para o secretário de Esporte e Lazer, Anadelso Pereira, o Praia Legal representa um compromisso com a inclusão e o direito de todos ao lazer. “Garantir que pessoas com mobilidade reduzida tenham a oportunidade de vivenciar o banho de mar, com segurança, dignidade e apoio adequado, é promover qualidade de vida e cidadania. A praia é um espaço público e deve ser acessível a todos. O funcionamento do projeto demonstra que o lazer e a convivência podem – e devem – ser para todos, sem exceção”, salientou o secretário.
Aquisição de novas cadeiras anfíbias
Após a aquisição de quatro novas cadeiras anfíbias, o Projeto Praia Legal teve um aumento no número de pessoas beneficiadas, passando a atender diariamente de 20 a 30 pessoas, durante a baixa temporada. Antes o projeto atendia, em média, cerca de 15 pessoas por dia. O número de cadeiras anfíbias saltou de três para sete.
O Praia Legal se tornou um símbolo de empatia e respeito, mostrando que a verdadeira inclusão está no olhar cuidadoso para o outro, no gesto de acolhimento e na oportunidade de vivenciar momentos de liberdade e prazer, independentemente de qualquer limitação.
FONTE: Prefeitura de Vila velha - Secretaria de Esporte e Lazer
Há 1 semana
Guarda Municipal de Vila Velha foi acionada, devido a um princípio de tumulto no Centro do municípioHá 1 semana
Águas-vivas: veja o que fazer se tiver contato com o animalHá 1 semana
Tribunal de Contas suspende contrato de R$ 23,7 milhões da Prefeitura da SerraHá 1 semana
Grupo interdita Rodovia do Contorno e pede justiça por família morta em acidenteHá 1 semana
Verão com saúde: veja dicas para aproveitar a estação mais quente do ano com bem-estar e segurança