12/12/2025 às 19h12
27
Redacao
Vila Velha / ES
O município canela-verde é o grande vencedor do Prêmio Francisco Dornelles de Inovação Municipal – edição 2025, no eixo temático "Infraestrutura". O resultado, que consagra Vila Velha por sua gestão inovadora de tráfego de veículos, foi divulgado nessa quarta-feira (10). A cerimônia de premiação está marcada para o dia 17 de dezembro, em Brasília.
O município concorreu com outras três cidades – Campo do Brito (SE), Garopaba (SC) e Sapucaia do Sul (RS) – e conquistou o reconhecimento com o projeto "Sistema inovador de reporte de ocorrências semafóricas e participação cidadã na gestão do tráfego em Vila Velha".
O projeto foi implementado no município em junho de 2024 pela Secretaria de Defesa Social e Trânsito da Prefeitura de Vila Velha. Ele transforma o cidadão canela-verde em um agente ativo na manutenção do trânsito. A iniciativa consiste na instalação de QRCodes em aproximadamente 650 pontos de leitura, abrangendo mais de 150 cruzamentos semafóricos inteligentes em toda a cidade.
Ao escanear o código com o celular, o morador é direcionado ao Attlas, o sistema de controle semafórico inteligente da PMVV, quando pode relatar de forma rápida e eficiente as ocorrências, a exemplo de semáforo piscando, apagado ou quebrado.
“Com os QRCodes, a comunicação entre a população e a prefeitura se tornou mais direta e eficiente. Também facilitou a comunicação e contribui para a redução dos transtornos no trânsito, uma vez que os reparos e ajustes necessários são feitos de forma mais ágil. O fato do nosso projeto receber o prêmio desta importância, mostra que a Prefeitura de Vila Velha está no caminho correto”, afirmou o Secretário de Defesa Social e Trânsito, major Rogério Gomes.
Em menos de um ano, o sistema demonstrou grande sucesso, superando o marco de 1600 interações por parte da população. Essa adesão popular e a eficiência na gestão de ocorrências foram importantes para o projeto ser selecionado entre os finalistas, após a avaliação técnica que considerou critérios como inovação, impacto social, eficiência, escalabilidade e sustentabilidade.
A apresentação final do projeto à banca julgadora, etapa que ocorreu no dia 2 de dezembro, de forma on-line, permitiu ao município demonstrar os resultados, diferenciais e as contribuições do sistema para o fortalecimento da gestão pública municipal no Brasil. Essa conquista sela o sucesso da iniciativa de Vila Velha e projeta o município como um modelo de inovação em infraestrutura para outras cidades do país e do exterior.
FONTE: Prefeitura de Vila velha - Secretaria de Defesa Social e Trânsito
Há 1 dia
Justiça manda suspender contrato de gestão de saúde em Marechal FlorianoHá 1 dia
Prefeito de Venda Nova recua e exclui auxílio-feira e 13º para ele e vice em projetoHá 1 dia
Cariacica terá 1ª clínica veterinária pública do Espírito SantoHá 1 dia
Prefeitura de Cariacica e Governo do Estado assinam convênio para implantação de passagem de nível em Alto LageHá 1 dia
Pedal de Natal vai reunir 1.300 ciclistas sábado da Ponte da Madalena à Prainha