Sexta, 12 de dezembro de 2025
noticiascapixabaes@gmail.com
Política

11/12/2025 às 20h18

22

Redacao

Vila Velha / ES

CPI alerta sobre abandono de animais em festas de fim de ano
O “panfletaço” foi realizado no “Dia Internacional do Direito dos Animais” em frente à Ales e faz parte do Dezembro Verde
CPI alerta sobre abandono de animais em festas de fim de ano
Ação de conscientização da CPI foi no trânsito da avenida Américo Buaiz / Foto: Lucas S. Costa

Em tempos de confraternização entre humanos, muitas vezes os seus amigos de todas as horas, os pets, acabam largados de lado. De acordo com a presidente da CPI contra Maus-Tratos aos Animais, deputada Janete de Sá (PSB), durante as festas de fim de ano aumentam os casos de abandono e maus-tratos de cães e gatos.

Para alertar quanto à necessidade de cuidar melhor desses bichinhos, a deputada comandou, no final da tarde desta quarta-feira (10), um “panfletaço“ junto a motoristas no trânsito da avenida Américo Buaiz, em frente à Assembleia Legislativa (Ales), marcando o Dia Internacional do Direito dos Animais. 

A ação faz parte também da campanha Dezembro Verde, o mês de combate ao abandono de animais no Espírito Santo. A deputada Janete de Sá alertou que abandono de animais é crime e que o pet nunca imagina que vai ser abandonado por quem ele aprendeu a amar, o tutor. 

“Dezembro é tradicionalmente um mês de esperança e solidariedade, mas também um tempo de alerta. Para quem defende a causa animal, o Dezembro Verde é um chamado à consciência: um grito contra o abandono e a crueldade aos animais que infelizmente aumentam nas festas de fim de ano. Cães e gatos não são presentes de Natal ou objetos descartáveis de férias, mas sim seres sencientes que merecem cuidado e respeito. Abandonar animais é crime”, afirma a deputada Janete de Sá.

A deputada destaca que o abandono é uma das formas mais cruéis de violência, frequentemente praticada por tutores irresponsáveis que viajam e descartam seus companheiros. O crime de abandono de animais é passível de 2 a 5 anos de prisão. 

“O abandono de animais é uma das formas mais cruéis de violência. Deixar um animal à própria sorte é condená-lo à fome, às doenças e ao sofrimento. Todos os anos, vemos crescer o número de casos quando tutores irresponsáveis decidem viajar e simplesmente descartam seus companheiros de quatro patas”, lamenta Janete de Sá.

A deputada reconhece que tem havido mais conscientização e por isso o número de denúncias na CPI aumentou e tem uma média de cinco por dia. “As pessoas quando veem o abandono denunciam. Recentemente, tivemos um caso no bairro São Francisco, em Cariacica, onde um senhor de 65 anos jogou três gatinhos recém-nascidos dentro do rio e foi denunciado por pessoas que viram. E ele está preso”. 

A presidente da CPI ressalta que a mudança é impulsionada pela ação e pelas políticas públicas. “No Espírito Santo, demos passos importantes com o Programa Pet Vida, lei de minha autoria abraçada pelo governador Renato Casagrande e pelo secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni, que garante a castração gratuita para cães e gatos em situação de rua, sob a tutela de protetores e de população de baixa renda”.

Dados da CPI contra Maus-Tratos e da Comissão de Proteção e Bem-Estar Animal da Assembleia Legislativa indicam que, de janeiro a dezembro de 2025, foram registradas 482 denúncias, sendo 257 de maus-tratos e 52 casos de abandono. A expectativa é que este número aumente na virada do ano. Dessas denúncias, 270 foram resolvidas, resultando em diligências e na condução dos agressores à delegacia, reforçando o compromisso de responsabilizar os infratores.

A campanha de panfletagem foi bem recebida pela população e muitos motoristas conversaram com a equipe parabenizando pelo trabalho e concordando com o pressuposto de combate aos maus-tratos contra animais. O economista Vaner Corrêa enfatizou que, a cada dia, o cuidado com os pets tem representado um peso maior na economia. 

“Quem tem precisa cuidar e a cada dia surgem novas lojas de vendas de produtos para pets ou salões de cuidados. Hoje os pets estão em quase todas as casas e se tornaram companheiros indispensáveis”, disse Vaner. 

FONTE: Portal Assembleia Legislativa - ES

Veja também
Facebook
© Copyright 2025 :: Todos os direitos reservados