11/12/2025 às 20h18
23
Redacao
Vila Velha / ES
Em tempos de confraternização entre humanos, muitas vezes os seus amigos de todas as horas, os pets, acabam largados de lado. De acordo com a presidente da CPI contra Maus-Tratos aos Animais, deputada Janete de Sá (PSB), durante as festas de fim de ano aumentam os casos de abandono e maus-tratos de cães e gatos.
Para alertar quanto à necessidade de cuidar melhor desses bichinhos, a deputada comandou, no final da tarde desta quarta-feira (10), um “panfletaço“ junto a motoristas no trânsito da avenida Américo Buaiz, em frente à Assembleia Legislativa (Ales), marcando o Dia Internacional do Direito dos Animais.
A ação faz parte também da campanha Dezembro Verde, o mês de combate ao abandono de animais no Espírito Santo. A deputada Janete de Sá alertou que abandono de animais é crime e que o pet nunca imagina que vai ser abandonado por quem ele aprendeu a amar, o tutor.
“Dezembro é tradicionalmente um mês de esperança e solidariedade, mas também um tempo de alerta. Para quem defende a causa animal, o Dezembro Verde é um chamado à consciência: um grito contra o abandono e a crueldade aos animais que infelizmente aumentam nas festas de fim de ano. Cães e gatos não são presentes de Natal ou objetos descartáveis de férias, mas sim seres sencientes que merecem cuidado e respeito. Abandonar animais é crime”, afirma a deputada Janete de Sá.
A deputada destaca que o abandono é uma das formas mais cruéis de violência, frequentemente praticada por tutores irresponsáveis que viajam e descartam seus companheiros. O crime de abandono de animais é passível de 2 a 5 anos de prisão.
“O abandono de animais é uma das formas mais cruéis de violência. Deixar um animal à própria sorte é condená-lo à fome, às doenças e ao sofrimento. Todos os anos, vemos crescer o número de casos quando tutores irresponsáveis decidem viajar e simplesmente descartam seus companheiros de quatro patas”, lamenta Janete de Sá.
A deputada reconhece que tem havido mais conscientização e por isso o número de denúncias na CPI aumentou e tem uma média de cinco por dia. “As pessoas quando veem o abandono denunciam. Recentemente, tivemos um caso no bairro São Francisco, em Cariacica, onde um senhor de 65 anos jogou três gatinhos recém-nascidos dentro do rio e foi denunciado por pessoas que viram. E ele está preso”.
A presidente da CPI ressalta que a mudança é impulsionada pela ação e pelas políticas públicas. “No Espírito Santo, demos passos importantes com o Programa Pet Vida, lei de minha autoria abraçada pelo governador Renato Casagrande e pelo secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni, que garante a castração gratuita para cães e gatos em situação de rua, sob a tutela de protetores e de população de baixa renda”.
Dados da CPI contra Maus-Tratos e da Comissão de Proteção e Bem-Estar Animal da Assembleia Legislativa indicam que, de janeiro a dezembro de 2025, foram registradas 482 denúncias, sendo 257 de maus-tratos e 52 casos de abandono. A expectativa é que este número aumente na virada do ano. Dessas denúncias, 270 foram resolvidas, resultando em diligências e na condução dos agressores à delegacia, reforçando o compromisso de responsabilizar os infratores.
A campanha de panfletagem foi bem recebida pela população e muitos motoristas conversaram com a equipe parabenizando pelo trabalho e concordando com o pressuposto de combate aos maus-tratos contra animais. O economista Vaner Corrêa enfatizou que, a cada dia, o cuidado com os pets tem representado um peso maior na economia.
“Quem tem precisa cuidar e a cada dia surgem novas lojas de vendas de produtos para pets ou salões de cuidados. Hoje os pets estão em quase todas as casas e se tornaram companheiros indispensáveis”, disse Vaner.
FONTE: Portal Assembleia Legislativa - ES
Há 18 horas
Prefeitura de Cariacica flagra descarte irregular de lixo em Campo Belo e reforça fiscalização 24 horasHá 18 horas
Petistas foram os únicos capixabas contrários a reduzir pena de golpistasHá 18 horas
Forças de segurança de Viana apresentam balanço do ano no último GGIM de 2025Há 18 horas
Prefeitura de Vila Velha, orienta proprietários de quiosques sobre poluição sonora e limpezaHá 18 horas
Prefeitura de Vila Velha recebe prêmio mais alto em transparência pública