28/08/2025 às 18h32 - atualizada em 28/08/2025 às 18h36
17
Redacao
Vila Velha / ES
Reconhecer como modalidade esportiva no Espírito Santo a canoagem havaiana, fomentando sua valorização, difusão e desenvolvimento nos municípios capixabas. Essa é a finalidade do Projeto de Lei (PL) 226/2025, protocolado na Assembleia Legislativa (Ales) pelo deputado Coronel Weliton (PRD).
Na justificativa da proposição, o parlamentar destaca que a canoagem vem apresentando crescimento significativo, especialmente, nas cidades de Vila Velha e Vitória. “Entendemos que reconhecer uma determinada prática esportiva é de extrema importância, visto que atualmente o esporte já é entendido como uma política pública, principalmente, para crianças, adolescentes e jovens”, frisa.
“A canoagem havaiana é uma prática esportiva náutica que demanda resistência cardiovascular, força muscular, coordenação motora e trabalho em equipe. Trata-se de uma atividade completa do ponto de vista fisiológico, promovendo ganhos comprovados à saúde física e mental de seus praticantes”, explica Coronel Weliton.
Ele ainda conta que estudos na área da medicina esportiva indicam que modalidades de endurance (resistência) praticadas ao ar livre, como a canoagem, contribuem para a redução dos índices de doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão, diabetes tipo dois e obesidade.
“Além dos benefícios à saúde, a canoagem havaiana tem importante papel na promoção da sociabilidade, da educação ambiental e do turismo esportivo sustentável, aproveitando os recursos naturais do litoral capixaba de forma consciente. O crescimento do número de praticantes em Vitória e Vila Velha evidencia o potencial da modalidade como ferramenta de inclusão e bem-estar social”, salienta o deputado.
Coronel Weliton reforça que o reconhecimento legal da canoagem havaiana como prática esportiva possibilita o enquadramento da modalidade nas políticas públicas estaduais de esporte e lazer, favorecendo sua inclusão em programas de incentivo, projetos educacionais, editais de fomento, além de facilitar parcerias com entidades privadas e do terceiro setor.
“Tal reconhecimento também é fundamental para garantir maior organização institucional e segurança jurídica às associações e grupos que atuam com a modalidade, permitindo seu fortalecimento técnico, social e competitivo”, conclui.
Se o PL for aprovado e virar lei, a nova legislação deverá entrar em vigor na data de sua publicação em diário oficial.
Tramitação
A matéria foi encaminhada para análise das comissões de Justiça, Cultura, Desporto e Finanças.
Acompanhe a tramitação do PL 226/2025
FONTE: Portal Assembleia Legislativa - ES
Há 8 horas
Bike Fix: Viana aposta na mobilidade sustentável com projeto inovador, o prefeito de Viana Wanderson Bueno fala sobre o projeto.Há 9 horas
Guarda prende homem procurado por estelionato após reconhecimento facialHá 9 horas
Guarda prende homem procurado por estelionato após reconhecimento facialHá 9 horas
Estacionamento no Mercado Municipal de Cariacica será 100% gratuito a partir desta sexta-feira (29)Há 9 horas
Centro do Empreendedor leva crédito e oportunidades para pequenos negócios em Nova Bethânia - Viana