Sexta, 29 de agosto de 2025
noticiascapixabaes@gmail.com
Política

27/08/2025 às 20h02 - atualizada em 28/08/2025 às 18h23

26

Redacao

Vila Velha / ES

Segurança pública domina debates na fase dos discursos em plenário
Parlamentares criticaram situação do serviço médico legal no interior, incêndios a ônibus em Vitória e falta de correção em subsídios de policiais militares da reserva
Segurança pública domina debates na fase dos discursos em plenário
Foto: Reprodução do Portal Assembleia Legislativa - ES

Questões relacionadas à segurança pública no Espírito Santo dominaram a maior parte dos discursos dos parlamentares no plenário da Assembleia Legislativa (Ales), nesta quarta-feira (27). O tema foi puxado pelo deputado Coronel Weliton (PRD), que cobrou providências para o serviço de liberação de corpos nas montanhas capixabas.

Veja as fotos da sessão

O parlamentar citou que dois jovens (Matheus Morgado e Alcinézio Piretti) que morreram em Venda Nova do Imigrante e tiveram os corpos levados para o Instituto Médico Legal de Cachoeiro de Itapemirim desde terça-feira (26), com previsão de liberação somente na tarde desta quarta-feira.

“Um morreu por acidente e o outro, infelizmente, atentou contra a própria vida. Manifesto aqui minha indignação, em nome das famílias que, além da dor da perda, ainda têm que passar por esse constrangimento, porque não existe a menor estrutura no Serviço Médico Legal de Venda Nova do Imigrante, que funciona num canto emprestado por uma funerária”, disse Coronel Weliton.

O deputado cobrou providências: “Isso poderia ser feito de forma rápida na própria cidade, devolvendo os corpos para as despedidas respeitosas e carinhosas da família e dos amigos. Mas não está sendo feito. E enquanto o Espírito Santo não corrigir isso, não vou falar que está certo, porque não está. É um investimento baixo, que pode ser feito”.

O deputado Delegado Danilo Bahiense (PL) corroborou a fala de Coronel Weliton e apontou falhas de gestão: “Tínhamos muito menos servidores no passado nos serviços de perícia e de liberação de corpos, e o serviço funcionava. Hoje temos a Polícia Técnica e Científica, mas um plantão precário em Venda Nova do Imigrante. Não há médico suficiente nem em Venda Nova e nem em Cachoeiro. Não podemos voltar ao passado, quando em Colatina, por exemplo, um pai vestiu o jaleco branco e ajudou na necrópsia do corpo do filho”.

Correção de subsídios dos policiais

A urgência da correção dos subsídios dos policiais militares da reserva, congelados desde 2022, também foi tema da fala do Coronel Weliton com apoio de Bahiense, que ainda mencionou a necessidade de recomposição dos quadros da Polícia Civil, com o envio do projeto do concurso com mil vagas pelo Governo do Estado.

“Hoje temos a metade dos policiais que tínhamos em 1990 e a população dobrou. Proporcionalmente, deveríamos ter mais de 7 mil policiais civis e temos apenas 1.900”, disse Danilo Bahiense.

Outro tema em debate foi a formação de novos policiais militares. Coronel Weliton elogiou a destinação de mil soldados alunos do curso de formação da Polícia Militar para o período de estágio nas ruas da Grande Vitória, a partir desta quinta-feira (28). “É fundamental para que eles vejam, na prática, o que viram em teoria na academia”, disse o deputado.

O parlamentar Lucas Polese (PL) também mencionou os problemas ocorridos nos últimos dias em Vitória, com ônibus incendiados por criminosos em possível retaliação à morte de dois jovens em confronto com a Polícia, no Bairro da Penha e na Grande São Pedro.

Transporte aquaviário

Já o deputado José Esmeraldo (PDT) registrou a importância do lançamento do edital de construção de dois novos terminais do transporte aquaviário da Região Metropolitana: um no antigo Dom Bosco e outro no Centro da cidade. O parlamentar enfatizou, especialmente, o das proximidades do Salesiano, “que vai beneficiar moradores de 11 bairros em torno da Ilha de Santa Maria”.

Investimentos e arrecadação

Mazinho dos Anjos (PSDB) citou sua participação no evento junto com o vice-governador Ricardo Ferraço para a liberação de R$ 20 milhões para a construção do serviço de tratamento de câncer do Hospital Evangélico, em Vila Velha, registrando as presenças também dos deputados Dr. Bruno Resende (União) e Fábio Duarte (Rede).

Em outro momento, os deputados Denninho Silva (União), Mazinho dos Anjos e Camila Valadão (Psol) também demonstraram preocupação com a queda de arrecadação de ICMS em Vitória e apontaram falta de políticas do município para o desenvolvimento econômico.


Homem de terno discursa em púlpito

Coronel Weliton (PRD) citou falhas na liberação de corpos em Venda Nova do Imigrante Foto: Lucas S. Costa

FONTE: Portal Assembleia Legislativa - ES

Veja também
Facebook
© Copyright 2025 :: Todos os direitos reservados