27/08/2025 às 20h02 - atualizada em 28/08/2025 às 18h23
26
Redacao
Vila Velha / ES
Questões relacionadas à segurança pública no Espírito Santo dominaram a maior parte dos discursos dos parlamentares no plenário da Assembleia Legislativa (Ales), nesta quarta-feira (27). O tema foi puxado pelo deputado Coronel Weliton (PRD), que cobrou providências para o serviço de liberação de corpos nas montanhas capixabas.
Veja as fotos da sessão
O parlamentar citou que dois jovens (Matheus Morgado e Alcinézio Piretti) que morreram em Venda Nova do Imigrante e tiveram os corpos levados para o Instituto Médico Legal de Cachoeiro de Itapemirim desde terça-feira (26), com previsão de liberação somente na tarde desta quarta-feira.
“Um morreu por acidente e o outro, infelizmente, atentou contra a própria vida. Manifesto aqui minha indignação, em nome das famílias que, além da dor da perda, ainda têm que passar por esse constrangimento, porque não existe a menor estrutura no Serviço Médico Legal de Venda Nova do Imigrante, que funciona num canto emprestado por uma funerária”, disse Coronel Weliton.
O deputado cobrou providências: “Isso poderia ser feito de forma rápida na própria cidade, devolvendo os corpos para as despedidas respeitosas e carinhosas da família e dos amigos. Mas não está sendo feito. E enquanto o Espírito Santo não corrigir isso, não vou falar que está certo, porque não está. É um investimento baixo, que pode ser feito”.
O deputado Delegado Danilo Bahiense (PL) corroborou a fala de Coronel Weliton e apontou falhas de gestão: “Tínhamos muito menos servidores no passado nos serviços de perícia e de liberação de corpos, e o serviço funcionava. Hoje temos a Polícia Técnica e Científica, mas um plantão precário em Venda Nova do Imigrante. Não há médico suficiente nem em Venda Nova e nem em Cachoeiro. Não podemos voltar ao passado, quando em Colatina, por exemplo, um pai vestiu o jaleco branco e ajudou na necrópsia do corpo do filho”.
Correção de subsídios dos policiais
A urgência da correção dos subsídios dos policiais militares da reserva, congelados desde 2022, também foi tema da fala do Coronel Weliton com apoio de Bahiense, que ainda mencionou a necessidade de recomposição dos quadros da Polícia Civil, com o envio do projeto do concurso com mil vagas pelo Governo do Estado.
“Hoje temos a metade dos policiais que tínhamos em 1990 e a população dobrou. Proporcionalmente, deveríamos ter mais de 7 mil policiais civis e temos apenas 1.900”, disse Danilo Bahiense.
Outro tema em debate foi a formação de novos policiais militares. Coronel Weliton elogiou a destinação de mil soldados alunos do curso de formação da Polícia Militar para o período de estágio nas ruas da Grande Vitória, a partir desta quinta-feira (28). “É fundamental para que eles vejam, na prática, o que viram em teoria na academia”, disse o deputado.
O parlamentar Lucas Polese (PL) também mencionou os problemas ocorridos nos últimos dias em Vitória, com ônibus incendiados por criminosos em possível retaliação à morte de dois jovens em confronto com a Polícia, no Bairro da Penha e na Grande São Pedro.
Transporte aquaviário
Já o deputado José Esmeraldo (PDT) registrou a importância do lançamento do edital de construção de dois novos terminais do transporte aquaviário da Região Metropolitana: um no antigo Dom Bosco e outro no Centro da cidade. O parlamentar enfatizou, especialmente, o das proximidades do Salesiano, “que vai beneficiar moradores de 11 bairros em torno da Ilha de Santa Maria”.
Investimentos e arrecadação
Mazinho dos Anjos (PSDB) citou sua participação no evento junto com o vice-governador Ricardo Ferraço para a liberação de R$ 20 milhões para a construção do serviço de tratamento de câncer do Hospital Evangélico, em Vila Velha, registrando as presenças também dos deputados Dr. Bruno Resende (União) e Fábio Duarte (Rede).
Em outro momento, os deputados Denninho Silva (União), Mazinho dos Anjos e Camila Valadão (Psol) também demonstraram preocupação com a queda de arrecadação de ICMS em Vitória e apontaram falta de políticas do município para o desenvolvimento econômico.
FONTE: Portal Assembleia Legislativa - ES
Há 16 horas
Bike Fix: Viana aposta na mobilidade sustentável com projeto inovador, o prefeito de Viana Wanderson Bueno fala sobre o projeto.Há 16 horas
Guarda prende homem procurado por estelionato após reconhecimento facialHá 16 horas
Guarda prende homem procurado por estelionato após reconhecimento facialHá 16 horas
Estacionamento no Mercado Municipal de Cariacica será 100% gratuito a partir desta sexta-feira (29)Há 16 horas
Centro do Empreendedor leva crédito e oportunidades para pequenos negócios em Nova Bethânia - Viana