31/07/2025 às 23h28 - atualizada em 02/08/2025 às 18h03
229
Redacao
Vila Velha / ES
Viana deu mais um passo importante rumo à preservação ambiental. Na manhã desta terça-feira (05), a Prefeitura de Viana inaugurou a nova sede da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do município, a ASCAMAVI. A nova estrutura marca um avanço significativo na valorização do trabalho dos catadores e no fortalecimento da política pública de gestão de resíduos sólidos urbanos.
A ASCAMAVI desempenha um papel fundamental na sustentabilidade do município, sendo responsável pela coleta e reciclagem de quase 90 toneladas de materiais por mês. Somente em julho de 2025, a associação recolheu mais de 68 toneladas de recicláveis, contribuindo diretamente para a redução do volume de resíduos enviados aos aterros sanitários, promovendo a limpeza urbana e fomentando a economia circular.
A nova sede, equipada com infraestrutura moderna e adequada, garantirá melhores condições de trabalho aos associados e ampliará o alcance das atividades da associação. Para o secretário de Meio Ambiente, André Rocha, o galpão representa um marco para o município:
“A associação é responsável pela reciclagem de quase 90 toneladas de resíduos por mês, com coletas de porta a porta e em empresas. Participamos de toda a estruturação desse projeto, que é ambiental, mas também social, um projeto que visa a distribuição e geração de renda aos associados. É muito importante a inauguração desse galpão, que possibilitará o avanço dessa política de gestão de resíduos sólidos urbanos.”
Presente na inauguração, a promotora do Ministério Público, Dra. Isabella de Deus Cordeiro, destacou a importância do envolvimento do poder público no avanço da política ambiental:
“O Espírito Santo contava com 105 lixões em 2012 e hoje temos apenas três. Na época, havia 11 organizações de catadores, e hoje são 74 associações constituídas. Esse avanço mostra que essa é uma política de amor ao planeta. Em Viana, sempre tivemos uma gestão pública sensível e comprometida com essa causa.”
O prefeito Wanderson Bueno lembrou que a entrega do galpão foi realizada exatamente um ano após a assinatura da ordem de serviço, simbolizando o cumprimento de um importante compromisso ambiental:
“Ano passado estivemos aqui para dar a ordem de serviço para construção deste galpão e, exatamente 1 ano depois, retornamos para fazer a importante entrega desse espaço, que conta com padrão semelhante aos galpões logísticos que temos no município. Estamos encerrando o mês de julho, com as comemorações dos 163 anos de Viana, fazendo esta bela entrega para a cidade. Reafirmamos, assim, nosso compromisso com a preservação ambiental.”
Para Selino Oliveira dos Santos, presidente da ASCAMAVI, a nova sede representa a realização de um sonho coletivo:
“Esse espaço é de grande importância para Viana, pois vai ajudar no desenvolvimento, na reciclagem e no meio ambiente. Essa unidade vem para atender as dores do meio ambiente. Aqui faremos a reciclagem para ajudar na limpeza urbana e destinação correta dos materiais, fazendo com que eles retornem à indústria sem agredir a natureza.”
Com a entrega do novo galpão, Viana fortalece ainda mais sua política de resíduos sólidos, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, a geração de renda e a valorização dos trabalhadores da reciclagem.
FONTE: Portal Prefeitura Municipal de Viana-ES
Há 1 dia
Justiça manda suspender contrato de gestão de saúde em Marechal FlorianoHá 1 dia
Prefeito de Venda Nova recua e exclui auxílio-feira e 13º para ele e vice em projetoHá 2 dias
Cariacica terá 1ª clínica veterinária pública do Espírito SantoHá 2 dias
Prefeitura de Cariacica e Governo do Estado assinam convênio para implantação de passagem de nível em Alto LageHá 2 dias
Pedal de Natal vai reunir 1.300 ciclistas sábado da Ponte da Madalena à Prainha