22/07/2025 às 20h10 - atualizada em 23/07/2025 às 19h55
124
Redacao
Vila Velha / ES
Estima-se que seis mil pessoas, todos os anos, são vítimas de afogamento no Brasil. Para conscientizar o mundo sobre a prevenção, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o movimento “Go Blue”, que reúne milhares de instituições no mundo todo em torno do assunto. A Câmara de Vila Velha aderiu ao movimento e, ao longo da semana, a fachada da sede do Legislativo canela-verde contará com iluminação azul, em alusão ao Dia Mundial da Prevenção do Afogamento, na sexta-feira (25).
O objetivo é chamar a atenção dos moradores e turistas que escolhem o litoral da cidade para passar as férias. No ano passado, as equipes do Salvamar realizaram 860 resgates — um número elevado.
Para buscar reduzir esses números, o presidente Osvaldo Maturano afirmou que apoiar a iniciativa da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), organizadora nacional, é fundamental.
“Estamos falando de um movimento que une o mundo todo em uma tentativa de reduzir ou acabar com os afogamentos, que vitimam muitas pessoas todos os anos. Nos aliamos ao Cristo Redentor e ao Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, bem como à Ponte Estaiada Roberto Marinho e à Biblioteca Mario de Andrade, na cidade de São Paulo. É nossa contribuição para alertar sobre a prevenção”, comentou Maturano.
Segundo o Corpo de Bombeiros, as crianças são as principais vítimas de afogamento. Dados do Ministério da Saúde apontam que a principal causa de mortes e sequelas na faixa etária de 0 a 14 anos são os acidentes não intencionais, como afogamentos. Isso se deve à displicência dos adultos que as deixam sozinhas (um momento de distração pode ser fatal), à curiosidade natural da idade, ao fato de não saberem nadar, de se apavorarem mais facilmente, entre outros fatores.
Engana-se quem pensa que apenas em grandes volumes de água pode acontecer o afogamento. Há registros de mortes por afogamento em banheiras, poças e até mesmo em bacias.
Os afogamentos, de acordo com os Bombeiros — em especial os que envolvem crianças —, geralmente acontecem de forma muito rápida, silenciosa e quando não há a supervisão de um adulto.
FONTE: Portal Câmara de Vila Velha - ES
Há 3 dias
Pedágio de graça no ES. Veja quando começa e quem tem direitoHá 3 dias
Moraes revoga parte das medidas cautelares contra o senador Marcos do Val como o uso de tornozeleiraHá 3 dias
Messias Donato cobra esclarecimentos ao MEC sobre a ausência de livros didáticosHá 3 dias
Setembro começa com mais de 1.200 vagas de emprego na Agência do Trabalhador de CariacicaHá 3 dias
Estão abertas inscrições para aulas gratuitas de ioga na Praia da Costa