13/04/2025 às 21h12
25
Redacao
Vila Velha / ES
A moqueca capixaba, traço gastronômico de orgulho para o espírito-santense, deve ganhar mais uma homenagem. A proposta do deputado Zé Preto (PP) é que o prato inspire uma rota turística abrangendo municípios de norte a sul do território capixaba.
O Projeto de Lei (PL) 189/2025 contempla as cidades de Conceição da Barra, São Mateus, Linhares, Aracruz, Fundão, Serra, Vitória, Vila Velha, Guarapari, Anchieta, Piúma, Itapemirim, Marataízes e Presidente Kennedy.
“A denominação da Rota da Moqueca se faz por reconhecermos a importância deste prato para a cultura gastronômica e turística do estado. Tendo em vista que é considerado um prato típico do Estado do Espírito Santo”, defende o autor da medida.
Zé Preto lembra que historiadores apontam o surgimento da iguaria antes da colonização portuguesa e, que ao longo dos anos, ela foi sendo modificada sob a influência das culturas indígena, europeia e africana. “Essa miscigenação de tradições se encontrou com a tradição pesqueira, surgindo então alguns pratos, dentre eles a nossa moqueca capixaba”.
O parlamentar salienta o impacto da criação da rota para o desenvolvimento cultural e socioeconômico das regiões abrangidas. Para ter validade, a medida precisará alterar o Anexo I da Lei 12.017/2023 – regra que consolida a legislação sobre o tema.
As comissões de Justiça, de Cultura, de Turismo e de Finanças vão analisar a proposta antes de ela ser votada pelo Plenário.
Acompanhe o andamento do PL 189/2025 na Ales
FONTE: Portal Assembleia Legislativa - ES
Há 4 dias
Tradição e saborHá 4 dias
Pesquisa do Procon de Cariacica aponta variação de até 100% nos preços dos ingredientes da torta capixabaHá 4 dias
Prazo para pedido de revisão do IPTU 2025 de Vila Velha vai até 10 de maioHá 4 dias
Prefeito nas ComunidadesHá 4 dias
Assinada ordem de serviço para obras de drenagem e pavimentação em Jardim Botânico