13/04/2025 às 21h12
119
Redacao
Vila Velha / ES
A moqueca capixaba, traço gastronômico de orgulho para o espírito-santense, deve ganhar mais uma homenagem. A proposta do deputado Zé Preto (PP) é que o prato inspire uma rota turística abrangendo municípios de norte a sul do território capixaba.
O Projeto de Lei (PL) 189/2025 contempla as cidades de Conceição da Barra, São Mateus, Linhares, Aracruz, Fundão, Serra, Vitória, Vila Velha, Guarapari, Anchieta, Piúma, Itapemirim, Marataízes e Presidente Kennedy.
“A denominação da Rota da Moqueca se faz por reconhecermos a importância deste prato para a cultura gastronômica e turística do estado. Tendo em vista que é considerado um prato típico do Estado do Espírito Santo”, defende o autor da medida.
Zé Preto lembra que historiadores apontam o surgimento da iguaria antes da colonização portuguesa e, que ao longo dos anos, ela foi sendo modificada sob a influência das culturas indígena, europeia e africana. “Essa miscigenação de tradições se encontrou com a tradição pesqueira, surgindo então alguns pratos, dentre eles a nossa moqueca capixaba”.
O parlamentar salienta o impacto da criação da rota para o desenvolvimento cultural e socioeconômico das regiões abrangidas. Para ter validade, a medida precisará alterar o Anexo I da Lei 12.017/2023 – regra que consolida a legislação sobre o tema.
As comissões de Justiça, de Cultura, de Turismo e de Finanças vão analisar a proposta antes de ela ser votada pelo Plenário.
Acompanhe o andamento do PL 189/2025 na Ales
FONTE: Portal Assembleia Legislativa - ES
Há 10 horas
Governo do ES vai abrir concurso com salário de até R$ 7,5 milHá 10 horas
Dirigir com fone ou celular pode gerar até quatro tipos multas no ESHá 10 horas
Câmara de São Mateus rejeita contas de 2023 de Daniel da AçaíHá 10 horas
Guarda Municipal de Cariacica faz patrulhamento preventivo em ônibus para combater furtos e roubosHá 10 horas
Defesa Civil de Vila Velha, intensifica monitoramento em áreas de risco no bairro Argolas