13/04/2025 às 21h12
118
Redacao
Vila Velha / ES
A moqueca capixaba, traço gastronômico de orgulho para o espírito-santense, deve ganhar mais uma homenagem. A proposta do deputado Zé Preto (PP) é que o prato inspire uma rota turística abrangendo municípios de norte a sul do território capixaba.
O Projeto de Lei (PL) 189/2025 contempla as cidades de Conceição da Barra, São Mateus, Linhares, Aracruz, Fundão, Serra, Vitória, Vila Velha, Guarapari, Anchieta, Piúma, Itapemirim, Marataízes e Presidente Kennedy.
“A denominação da Rota da Moqueca se faz por reconhecermos a importância deste prato para a cultura gastronômica e turística do estado. Tendo em vista que é considerado um prato típico do Estado do Espírito Santo”, defende o autor da medida.
Zé Preto lembra que historiadores apontam o surgimento da iguaria antes da colonização portuguesa e, que ao longo dos anos, ela foi sendo modificada sob a influência das culturas indígena, europeia e africana. “Essa miscigenação de tradições se encontrou com a tradição pesqueira, surgindo então alguns pratos, dentre eles a nossa moqueca capixaba”.
O parlamentar salienta o impacto da criação da rota para o desenvolvimento cultural e socioeconômico das regiões abrangidas. Para ter validade, a medida precisará alterar o Anexo I da Lei 12.017/2023 – regra que consolida a legislação sobre o tema.
As comissões de Justiça, de Cultura, de Turismo e de Finanças vão analisar a proposta antes de ela ser votada pelo Plenário.
Acompanhe o andamento do PL 189/2025 na Ales
FONTE: Portal Assembleia Legislativa - ES
Há 8 horas
Governo do ES vai abrir concurso com salário de até R$ 7,5 milHá 8 horas
Dirigir com fone ou celular pode gerar até quatro tipos multas no ESHá 8 horas
Câmara de São Mateus rejeita contas de 2023 de Daniel da AçaíHá 8 horas
Guarda Municipal de Cariacica faz patrulhamento preventivo em ônibus para combater furtos e roubosHá 8 horas
Defesa Civil de Vila Velha, intensifica monitoramento em áreas de risco no bairro Argolas