26/03/2025 às 14h49
268
Redacao
Vila Velha / ES
“Total eliminação ou minimização de riscos potenciais à saúde”. Esse é o objetivo da matéria que obriga a manutenção preventiva de sistemas de climatização com mais de 60 mil BTUs/h instalados em estabelecimentos de uso público ou edifícios não residenciais. A iniciativa é do deputado Engenheiro José Esmeraldo (PDT).
Para manter a qualidade do ar em ambientes fechados, o Projeto de Lei (PL) 131/2025 exige que a higienização dos aparelhos siga o Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC), além de normas já em vigor de autoridades sanitárias. Esse monitoramento ficará a cargo de proprietários ou locatários dos estabelecimentos.
Na justificativa, o autor cita que a matéria é inspirada na Lei Federal 13.589/2018 e na NBR 17.037, que dispõem sobre o assunto. “Os aludidos sistemas de climatização, quando não manutenidos de forma correta, podem causar graves danos à saúde dos ocupantes dos ambientes em que se encontram instalados”, destaca Esmeraldo.
A matéria deixa claro que o trabalho de fiscalização da virtual lei caberá a órgãos da Vigilância Sanitária e que o Poder Executivo poderá regulamentar a norma.
Acompanhe
As comissões de Justiça, de Saúde, de Infraestrutura e de Finanças analisarão o projeto antes de ele ser votado pelo Plenário. Veja o andamento da proposta na Ales.
FONTE: Portal Assembleia Legislativa - ES
Há 1 dia
Consumidor pagará menos na conta de luz em janeiroHá 1 dia
Gandini nega interferência do Palácio Anchieta em decisão de deixar o PSDHá 1 dia
ES em alerta para onda de calor durante o feriadão de NatalHá 1 dia
Casagrande veta mudanças em taxas de cartório no Espírito SantoHá 1 dia
Guarda Municipal de Cariacica completa 4 anos com avanços importantes na segurança da cidade