20/07/2024 às 19h52
660
Redacao
Vila Velha / ES
O governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande, apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma ação contra decisões da Justiça do Trabalho que obrigam o governo estadual a pagar adicional de insalubridade para merendeiras. A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 1181) foi distribuída ao ministro Alexandre de Moraes.
O adicional, de 20%, foi instituído por meio de convenção coletiva de trabalho entre o sindicato patronal e o sindicato profissional que representa a categoria e beneficia merendeiras, cozinheiras, copeiras e auxiliares de serviços gerais.
O governo argumenta que a Justiça estadual afastou a obrigação da administração pública de incluir a parcela indistintamente em todos os contratos de terceirização, por falta de previsão legal nesse sentido. Contudo, em ações de cumprimento movidas pelos sindicatos, a Justiça do Trabalho tem condenado o estado, de forma subsidiária, ao pagamento do adicional.
Outro argumento é o de que a convenção coletiva estabelece o pagamento independentemente do local da prestação dos serviços, sem a produção de laudos ambientais. Além disso, norma não teria observado critérios legais sobre a matéria nem as regras do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que definem atividades e operações caracterizadas como insalubres, como exposição a agentes agressivos, radiação ionizante e vibrações, entre outros.
FONTE: STF
Há 20 horas
Justiça manda suspender contrato de gestão de saúde em Marechal FlorianoHá 20 horas
Prefeito de Venda Nova recua e exclui auxílio-feira e 13º para ele e vice em projetoHá 20 horas
Cariacica terá 1ª clínica veterinária pública do Espírito SantoHá 20 horas
Prefeitura de Cariacica e Governo do Estado assinam convênio para implantação de passagem de nível em Alto LageHá 20 horas
Pedal de Natal vai reunir 1.300 ciclistas sábado da Ponte da Madalena à Prainha