06/05/2024 às 22h12
332
Redacao
Vila Velha / ES
O deputado estadual Adilson Espíndula conseguiu decisão favorável da Justiça Eleitoral na ação que entrou pedindo a justa causa para sua desfiliação do PDT. Em sessão na tarde desta segunda-feira (06), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) aprovou, por unanimidade, a justa causa da desfiliação.
Adilson, que no início de abril se filiou ao PSD, é cotado para disputar a Prefeitura de Santa Maria de Jetibá. Com a decisão, a filiação ao PSD foi confirmada e Adilson não perde a cadeira na Assembleia por infidelidade partidária.
A decisão judicial levou em conta uma carta de anuência do PDT liberando o deputado para deixar a legenda. A coluna De Olho no Poder chegou a noticiar, em março deste ano, que o deputado procurava uma outra sigla para se filiar. Com a carta em mãos, ele entrou com a ação para ter respaldo da Justiça Eleitoral.
Adilson, que tem um perfil ideológico mais de direita, entrou no PDT em 2022, mas nunca se identificou com o partido de esquerda. Ele entrou na legenda já no final do prazo de filiações, apenas para conseguir disputar a reeleição na Assembleia Legislativa.
O PDT acabou sendo o único partido que lhe abriu as portas após a confusão que ocorreu no PTB – partido de Roberto Jefferson, onde Adilson fez carreira política. Outros partidos de direita lhe fecharem as portas.
A filiação de última hora foi benéfica ao deputado, que conseguiu se reeleger, e ao PDT, que conquistou duas cadeiras. Mas Adilson sempre ficou bastante deslocado ideologicamente no partido.
Soma-se a isso também o perfil do eleitorado de Santa Maria. Nas eleições presidenciais de 2022, o município deu vitória a Bolsonaro (PL). No 2º turno, o ex-presidente teve 69% dos votos válidos, mais que o dobro dos votos obtidos pelo presidente Lula, que teve 31% dos votos válidos no município mais pomerano do País e que hoje completa 36 anos de emancipação política.
Questionado sobre a disputa em Santa Maria, Adilson respondeu: “Decidirei isso com meu grupo político em julho, nas convenções partidárias”. O deputado faz parte da base aliada do governador Renato Casagrande e, nos bastidores, a costura da mudança partidária passou pelo Palácio Anchieta.
FONTE: https://www.folhavitoria.com.br/politica/colunas/de-olho-no-poder/2024/05/tre-livra-deputado-de-cassacao-do-mandato-por-ter-mudado-de-partido/
Há 10 horas
Cariacica realiza cadastramento de famílias da antiga Fazenda Itanhenga nesta sexta-feira (4)Há 16 horas
Restaurante Popular de Vitória já tem data para reabrirHá 16 horas
Acidente na Rodovia do Contorno deixa um morto e três feridosHá 16 horas
Após uma semana de Avenida Inteligente, tempo no trânsito diminui até meia hora na Eldes ScherrerHá 17 horas
Prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio desmente boatos sobre remoções e garante regularização fundiária na Fazenda Itanhenga