Sexta, 09 de janeiro de 2026
noticiascapixabaes@gmail.com
Política

20/12/2025 às 14h57 - atualizada em 22/12/2025 às 21h57

65

Redacao

Vila Velha / ES

Projeto quer liberar venda de spray de pimenta para mulheres do ES
Proposta que tramita na Assembleia Legislativa estabelece que produtos podem ser adquiridos apenas em farmácias
Projeto quer liberar venda de spray de pimenta para mulheres do ES
Foto: Imagem gerada no Gemini

Tramita na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) um projeto de lei que busca regulamentar a compra e venda de spray de pimenta para que mulheres possam se defender no Estado.


Segundo o texto do deputado Alcântaro Filho (Republicanos), apresentado ainda no fim de novembro deste ano, apenas farmácias e drogarias poderão comercializar o produto.


O limite de compra será de duas unidades por pessoa por mês e a compradora deverá ter idade superior a 18 anos. Jovens a partir de 16 anos deverão ser autorizadas pelos responsáveis para adquirir o produto.


Já as mulheres com medida protetiva vigente terão direito ao spray de pimenta gratuitamente. Nestes casos, o produto será custeado pelo Estado, com ressarcimento obrigatório pelo agressor enquanto durar a decisão judicial.


O spray também deverá seguir algumas normas, como ter concentração máxima de 20%. As embalagens de até 70 gramas serão de uso civil, enquanto os frascos acima de 50 ml ficarão reservados às forças de segurança.


Segundo o parlamentar autor do projeto, a medida busca “fortalecer a proteção das mulheres capixabas diante da violência doméstica e urbana, oferecendo um recurso legal e acessível de defesa pessoal.”


No momento, a proposta está sendo analisada pela Procuradoria Geral da Ales, que deve elaborar um parecer técnico sobre o texto. Com o recesso parlamentar, o projeto deve ser votado apenas em 2026.

FONTE: Folha Vitória

Veja também
Facebook
© Copyright 2026 :: Todos os direitos reservados