domingo, 19 de outubro de 2025
noticiascapixabaes@gmail.com
Cidades

14/10/2025 às 21h04 - atualizada em 15/10/2025 às 19h16

29

Redacao

Vila Velha / ES

Prefeitura de Vila Velha e Governo do Estado inauguram a sétima estação de bombeamento
Na segunda-feira foi entregue a Estação de Bombeamento de Águas Pluviais Bigossi, em Divino Espírito Santo
Prefeitura de Vila Velha e Governo do Estado inauguram a sétima estação de bombeamento
Texto: Assessoria Foto: Danilo Martins

O Governo do Estado e a Prefeitura de Vila Velha entregaram nessa segunda-feira (13), às 18 horas, a Estação de Bombeamento de Águas Pluviais Bigossi, a sétima inaugurada na gestão do prefeito Arnaldinho Borgo. A obra é mais uma importante ação de combate e de prevenção aos alagamentos na cidade.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Arnaldinho Borgo, do governador Renato Casagrande, do vice-governador Ricardo Ferraço, entre outras autoridades, e foi realizada na própria Estação, localizada na Avenida Golçaves Lêdo, bairro Divino Espírito Santo, próximo ao Terminal de Vila Velha.
  
Com orçamento de R$ 51,6 milhões, a Ebap Bigossi foi construída considerando a capacidade de bombeamento de 14.400.000 litros/hora, através de duas bombas e auxiliará na drenagem das águas que chegam no Canal Bigossi, evitando os alagamentos que ocorrem no entorno do Terminal de Vila Velha e na alça da Terceira Ponte.
  
As águas da estação serão bombeadas direcionadas paro o Canal da Costa, na altura da Rua Dom Jorge de Menezes, beneficiando diretamente os bairros Cristóvão Colombo, Ilha dos Ayres, Divino Espírito Santo, Centro, Itapuã e Praia da Costa.
  
A EBAP foi totalmente automatizada, podendo, inclusive, ser operada remotamente, proporcionando maior segurança à sua operação, já que não é necessária a presença de um operador ao local para ligar as bombas.
 
 Obras
 
Em parceria com o Estado, estão sendo investidos R$ 1 bilhão em nove novas estações de bombeamento de águas pluviais. Deste total, sete já foram inauguradas: Cobilândia, Marilândia, Foz do Costa, Laranja, Aribiri, Rio Marinho e Canal Bigossi.  Outras duas estão em obras: Praia das Gaivotas e Pontal das Garças.
  
Além desse investimento, outros também foram realizadas para evitar os alagamentos na cidade, a exemplo de construção de galerias; programa de desassoreamento dos canais; construção de comportas para a água do mar não entrar na cidade; limpeza e manutenção programada dos canais e da microdrenagem, entre outas ações.

FONTE: Prefeitura de Vila velha - Secretaria de Obras e Projetos Estruturantes

Veja também
Facebook
© Copyright 2025 :: Todos os direitos reservados