08/10/2025 às 19h39 - atualizada em 13/10/2025 às 10h21
54
Redacao
Vila Velha / ES
Próximo a completar 135 anos de história, o município de Guarapari poderá ser, por um dia no ano, a capital simbólica do estado. É o que propõe o presidente da Assembleia Legislativa (Ales), deputado Marcelo Santos (União), por meio do Projeto de Lei (PL) 592/2025, que inclui o Dia da Emancipação Política do Município - 19 de setembro - no Calendário Oficial do Espírito Santo (Lei 11.212/2020).
De acordo com o parlamentar, a medida tem como objetivo valorizar a história e a identidade cultural da cidade, além disso, busca “permitir que todos os anos, o poder público e a sociedade civil celebrem as conquistas e projetem os novos desafios desse município que tanto contribui para o desenvolvimento estadual”, descreve o presidente.
Marcelo sinaliza também a importância da cidade para a economia capixaba. “A comemoração desta data não representa apenas um marco político administrativo, mas simboliza o espírito de independência, luta e perseverança de seu povo, que soube transformar a cidade em referência para o turismo, a pesca, a gastronomia, a cultura e, mais recentemente, para a economia criativa e o setor de serviços”, afirma.
História
Fundada em 1585 pelo Padre José de Anchieta como Aldeia de Guarapari, a chamada “Cidade Saúde” foi emancipada do município de Anchieta em 19 de setembro de 1891. Em 2025, completou 134 anos de história.
Acompanhe o andamento da proposta na Ales
FONTE: Portal Assembleia Legislativa - ES
Há 3 dias
Paraatleta capixaba fecha o ano com chave de ouro e conquista tetracampeonato estadual de ciclismo na categoria PNEHá 3 dias
Cariacica abre leilão on-line de veículos e materiais inservíveis no dia 6 de novembroHá 3 dias
Cariacica inicia construção de planejamento estratégico para os próximos 15 anosHá 3 dias
Evento sexta-feira na praia terá meditação, tai chi chuan e dança do ventreHá 3 dias
Seis Cras vão abrir no sábado em Vila Velha para inclusão e atualização do Cadúnico