08/10/2025 às 19h39 - atualizada em 13/10/2025 às 10h21
198
Redacao
Vila Velha / ES
Próximo a completar 135 anos de história, o município de Guarapari poderá ser, por um dia no ano, a capital simbólica do estado. É o que propõe o presidente da Assembleia Legislativa (Ales), deputado Marcelo Santos (União), por meio do Projeto de Lei (PL) 592/2025, que inclui o Dia da Emancipação Política do Município - 19 de setembro - no Calendário Oficial do Espírito Santo (Lei 11.212/2020).
De acordo com o parlamentar, a medida tem como objetivo valorizar a história e a identidade cultural da cidade, além disso, busca “permitir que todos os anos, o poder público e a sociedade civil celebrem as conquistas e projetem os novos desafios desse município que tanto contribui para o desenvolvimento estadual”, descreve o presidente.
Marcelo sinaliza também a importância da cidade para a economia capixaba. “A comemoração desta data não representa apenas um marco político administrativo, mas simboliza o espírito de independência, luta e perseverança de seu povo, que soube transformar a cidade em referência para o turismo, a pesca, a gastronomia, a cultura e, mais recentemente, para a economia criativa e o setor de serviços”, afirma.
História
Fundada em 1585 pelo Padre José de Anchieta como Aldeia de Guarapari, a chamada “Cidade Saúde” foi emancipada do município de Anchieta em 19 de setembro de 1891. Em 2025, completou 134 anos de história.
Acompanhe o andamento da proposta na Ales

FONTE: Portal Assembleia Legislativa - ES
Há 1 semana
Estrelas do vôlei de praia e competição de beach soccer movimentam a Arena de VerãoHá 2 semanas
Ex-prefeito volta a ter embates nas redes com atual gestão de CachoeiroHá 2 semanas
Procon de Cariacica encontra variação de preço de até 232% em materiais escolares em Campo GrandeHá 2 semanas
Agência do Trabalhador abre cerca de mil vagas de empregos na próxima semanaHá 2 semanas
Aulas da rede municipal de Viana começam em 5 de fevereiro de 2026