26/09/2025 às 12h20 - atualizada em 04/10/2025 às 17h37
68
Redacao
Vila Velha / ES
Lideranças políticas e autoridades policiais de Santa Maria de Jetibá querem um novo prédio para abrigar a delegacia de Polícia Civil, além da implantação de uma companhia da Polícia Militar no município da região serrana. A reivindicação foi feita durante audiência pública da Comissão de Segurança, realizada na última quinta-feira (25), na Câmara Municipal da cidade.
O presidente do Legislativo local, o vereador Carlos Espindula (PSD), afirmou que já há negociações com a prefeitura para a liberação de um terreno para construir a nova unidade policial. “Precisamos de recursos do governo para construirmos (o novo prédio) logo que o terreno for doado ao Estado. A atual sede funciona num local muito íngreme, sem estacionamento e de difícil acesso. Além disso, o proprietário pediu o imóvel de volta”, explicou.
O deputado Adilson Espindula (PSD), que é natural de Santa Maria de Jetibá, disse que, além de um novo prédio, é preciso também que a delegacia do município tenha um delegado exclusivo para atender a comunidade local. “Somos a cidade com economia mais forte na região e os índices de violência têm aumentado muito”, pontuou.
Reforço na segurança
O presidente da Comissão de Segurança, deputado Delegado Danilo Bahiense (PL), afirmou que, além de furto e roubo de veículos, há também muitos casos de violência motivados por abuso no uso de álcool e drogas ilícitas e também crimes contra o patrimônio em Santa Maria de Jetibá.
“Não apenas Santa Maria de Jetibá, mas também Santa Teresa, Santa Leopoldina, São Roque do Canaã, Itarana e Itaguaçu. São municípios da região que têm crescido muito, o que exige reforço na segurança”, pontuou.
Bahiense citou que, em Itarana, a situação está mais complicada ainda, pois a delegacia teve o prédio demolido, havendo a necessidade de construção urgente de nova sede, mesma demanda apresentada por Santa Maria de Jetibá.
Teleflagrante
Houve, também, durante o encontro, um pedido para que a Central Regional de Teleflagrante baseada em Santa Teresa funcione 24 horas, para evitar que, no período noturno, policiais que atuam em Santa Maria de Jetibá e cidades vizinhas tenham de conduzir autuados até a delegacia de Aracruz (litoral norte), percorrendo grande distância e desguarnecendo a segurança nos municípios que já contam com o efetivo reduzido.
“Santa Teresa é bem mais perto, fica a menos de uma hora de Santa Maria de Jetibá, e seria bem melhor termos esta central (de teleflagrantes) funcionando 24 horas lá”, solicitou o vereador Carlos Espindula.
Companhia da PM
O vice-presidente do colegiado de Segurança, deputado Coronel Weliton (PRD), reforçou o compromisso no sentido de lutar pela implantação de uma companhia da PM em Santa Maria de Jetibá.
“Aprovamos indicação na Assembleia Legislativa solicitando ao governador que atenda a esse nosso pleito e estamos mantendo negociações para viabilizar essa companhia o mais rápido possível”, garantiu.
Além de vereadores e autoridades policiais que atuam na região, a audiência contou com a presença do promotor local, Gabriel Heringer de Mendonça, e do deputado federal Messias Donato (Republicanos), que prometeu emenda no orçamento para ajudar na construção da nova sede da delegacia de Santa Maria de Jetibá.
“Vamos produzir um relatório de tudo o que foi discutido nesta audiência e, com base neste documento, aprovar encaminhamentos em reunião do colegiado de Segurança para que as providências sejam tomadas no sentido de atender essas demandas”, adiantou Danilo Bahiense.
FONTE: Portal Assembleia Legislativa - ES
Há 3 dias
Paraatleta capixaba fecha o ano com chave de ouro e conquista tetracampeonato estadual de ciclismo na categoria PNEHá 3 dias
Cariacica abre leilão on-line de veículos e materiais inservíveis no dia 6 de novembroHá 3 dias
Cariacica inicia construção de planejamento estratégico para os próximos 15 anosHá 3 dias
Evento sexta-feira na praia terá meditação, tai chi chuan e dança do ventreHá 3 dias
Seis Cras vão abrir no sábado em Vila Velha para inclusão e atualização do Cadúnico