17/09/2025 às 19h27 - atualizada em 18/09/2025 às 16h51
457
Redacao
Vila Velha / ES
O deputado federal Messias Donato (Republicanos-ES) protocolou dois requerimentos na Câmara dos Deputados questionando a contratação, sem licitação, do historiador Eduardo Bueno pela Caixa Econômica Federal. O contrato, no valor de R$ 3,27 milhões, tem como objetivo a atualização de dois livros institucionais e foi firmado em janeiro deste ano, segundo revelou a imprensa.
O Requerimento de Informação nº 6.178/2025 solicita explicações ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre o papel da pasta na supervisão das contratações da Caixa. Donato pede detalhes sobre os procedimentos de análise, aprovação e acompanhamento de contratos, além da cópia integral do acordo firmado com Bueno. O deputado também questiona se a contratação está em conformidade com os princípios da legalidade, moralidade e impessoalidade.
Já a Solicitação de Informações ao TCU nº 97/2025 pede que o Tribunal de Contas da União abra processo fiscalizatório sobre o contrato. No documento, o parlamentar capixaba requer o objeto detalhado da contratação, a justificativa legal para a dispensa de licitação, eventuais pareceres jurídicos que a embasaram e os critérios técnicos que sustentaram a escolha do historiador.
Segundo o parlamentar, a natureza do acordo firmado diretamente com uma pessoa física, sem concorrência e por valor elevado exige “motivação rigorosa e técnica”. Ele afirma que a iniciativa não tem caráter ideológico, mas visa ao “controle legítimo” sobre o uso de recursos públicos.
A Caixa Econômica Federal, uma das principais instituições financeiras públicas do país, é responsável pela gestão de programas sociais e investimentos do governo federal. Para Donato, episódios como esse reforçam a necessidade de maior transparência e rigor nas contratações feitas por estatais.
FONTE: Assessoria de Comunicação do Deputado
Há 4 dias
Paraatleta capixaba fecha o ano com chave de ouro e conquista tetracampeonato estadual de ciclismo na categoria PNEHá 4 dias
Cariacica abre leilão on-line de veículos e materiais inservíveis no dia 6 de novembroHá 4 dias
Cariacica inicia construção de planejamento estratégico para os próximos 15 anosHá 4 dias
Evento sexta-feira na praia terá meditação, tai chi chuan e dança do ventreHá 4 dias
Seis Cras vão abrir no sábado em Vila Velha para inclusão e atualização do Cadúnico