11/09/2025 às 20h13
21
Redacao
Vila Velha / ES
De olho na segurança viária e na qualidade da infraestrutura urbana no Espírito Santo, o deputado Coronel Weliton (União) propõe uma legislação estadual obrigando o nivelamento de tampões, caixas de inspeção e tampas metálicas durante a execução de obras como asfaltamento, reparos e manutenção de vias e calçadas públicas.
A proposta é objeto do Projeto de Lei (PL) 306/2025, em análise na Assembleia Legislativa (Ales). Segundo o deputado, desníveis na pista são causas frequentes de acidentes e prejuízos, colocando em risco pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas.
“Tais desníveis contribuem para a rápida degradação do asfalto, gerando novos custos para o poder público e transtornos à população”, ressalta o deputado.
Segundo o projeto, o nivelamento será de responsabilidade das empresas que executam obras nas vias públicas. Caberá ao Poder Executivo Municipal informar previamente essas empresas sobre o cronograma das obras, permitindo que os ajustes necessários sejam feitos no tempo adequado e com o devido acompanhamento técnico.
“Trata-se de uma medida simples, porém eficaz, que preserva o patrimônio público, melhora a qualidade da malha viária e protege a vida dos cidadãos”, afirma Coronel Weliton.
O PL 306/2025 deverá ser analisado pelas comissões de Justiça, de Infraestrutura e de Finanças. Acompanhe o andamento do projeto na Ales.
FONTE: Portal Assembleia Legislativa - ES
Há 2 dias
Prefeito de São José do Calçado chama vereadora e deputado de ‘mentirosos’Há 2 dias
Acidentes com carretas interditam BR-101 e BR-262 em 24hHá 2 dias
Cariacica e Governo do ES inauguram diversas obras neste sábado (13)Há 2 dias
Cariacica dispara no empreendedorismo e bate recorde com abertura de quase oito mil novos negócios em 2025Há 2 dias
Crimes contra o patrimônio registram menor índice da série histórica em Viana