Sábado, 13 de setembro de 2025
noticiascapixabaes@gmail.com
Política

11/09/2025 às 20h13

21

Redacao

Vila Velha / ES

Deputado quer rigor no nivelamento de tampas em via pública
Segundo Coronel Weliton, medida é importante para evitar acidentes nas ruas e calçadas, sendo de responsabilidade das empresas que executam obras
Deputado quer rigor no nivelamento de tampas em via pública
Foto: Reprodução do Portal Assembleia Legislativa - ES

De olho na segurança viária e na qualidade da infraestrutura urbana no Espírito Santo, o deputado Coronel Weliton (União) propõe uma legislação estadual obrigando o nivelamento de tampões, caixas de inspeção e tampas metálicas durante a execução de obras como asfaltamento, reparos e manutenção de vias e calçadas públicas.

A proposta é objeto do Projeto de Lei (PL) 306/2025, em análise na Assembleia Legislativa (Ales). Segundo o deputado, desníveis na pista são causas frequentes de acidentes e prejuízos, colocando em risco pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas. 

“Tais desníveis contribuem para a rápida degradação do asfalto, gerando novos custos para o poder público e transtornos à população”, ressalta o deputado.

Segundo o projeto, o nivelamento será de responsabilidade das empresas que executam obras nas vias públicas. Caberá ao Poder Executivo Municipal informar previamente essas empresas sobre o cronograma das obras, permitindo que os ajustes necessários sejam feitos no tempo adequado e com o devido acompanhamento técnico.

“Trata-se de uma medida simples, porém eficaz, que preserva o patrimônio público, melhora a qualidade da malha viária e protege a vida dos cidadãos”, afirma Coronel Weliton.

O PL 306/2025 deverá ser analisado pelas comissões de  Justiça, de Infraestrutura e de Finanças. Acompanhe o andamento do projeto na Ales


homem calvo e de terno ao microfone

Desníveis devem ser corrigidos durante execução de obras, defende Coronel Weliton Foto: Kamyla Passos

FONTE: Portal Assembleia Legislativa - ES

Veja também
Facebook
© Copyright 2025 :: Todos os direitos reservados