29/08/2025 às 21h36
16
Redacao
Vila Velha / ES
Foi assinado nesta terça-feira (26) o contrato que garante a permanência do grupo EcoRodovias frente à gestão da BR-101 pelos próximos 24 anos. A assinatura, que acontece após a vitória no leilão realizado em 26 de junho na Bolsa de Valores do Brasil (B3), em São Paulo, marca o início do novo contrato de concessão, com novos parâmetros de atuação, indicadores e investimentos. Além disso, a partir de agora, a Ecovias 101 passa a se chamar Ecovias Capixaba.
As novas regras para o pedágio na BR-101, por exemplo, estão previstas para entrar em vigor a partir da próxima sexta-feira (29). Entre as principais mudanças é a isenção total da tarifa para motociclistas, que passam a ter acesso exclusivo e sinalizado em todas as praças.
Além disso, usuários de automóveis, caminhonetes e furgões terão direito a descontos progressivos na tarifa, de acordo com a frequência de passagem e o uso de tag eletrônica. O desconto básico é de 5% para todos que utilizarem a tag. Já os motoristas frequentes terão abatimento adicional, variando conforme a praça de pedágio. Em Aracruz, por exemplo, a redução pode chegar a 3,96%, enquanto em São Mateus alcança 4,47%. Veja abaixo os percentuais de descontos:
O novo contrato prevê R$ 10 bilhões em obras e serviços ao longo dos próximos 24 anos. Serão 172 km de duplicações, 41 km de faixas adicionais, 33 km de vias marginais e a construção de contornos urbanos em Ibiraçu e Fundão. Também estão previstas 40 passarelas para pedestres, 14 novos trevos, 39 retornos e 75 pontos de ônibus.
Outra novidade é a instalação de 167 câmeras de monitoramento, que permitirão atender de forma mais rápida acidentes e ocorrências, ampliando para 70% a cobertura de vigilância da rodovia.
Com a assinatura do termo aditivo, a antiga Ecovias 101 passou a se chamar Ecovias Capixaba, consolidando o processo de padronização do grupo EcoRodovias em todo o Brasil. Segundo o diretor-superintendente Roberto Amorim, a duplicação ao norte de Linhares continua prevista, mas depende de licenciamento ambiental e aumento da demanda. Ele ressalta que as terceiras faixas já previstas devem melhorar a fluidez e a segurança viária nos primeiros anos de contrato.
novo contrato que garante duplicação da BR-101 no ES foi assinado nesta terça-feira. Foto: Divulgação (Ecovias Capixaba)
O novo contrato prevê mais de R$ 7 bilhões de investimentos em infraestrutura e tecnologia para a rodovia. Entre eles, estão:
Segundo a concessionária, a implantação de faixas adicionais é uma solução imediata para os trechos onde ainda não há licenciamento ambiental para duplicação. “As terceiras faixas atendem plenamente a demanda dos trechos onde serão implantadas atualmente. Haverá melhorias de fluidez e segurança viária logo nos primeiros anos dessa nova fase, mas a duplicação continua em nossos planos. É previsto a construção do Contorno de Linhares após elaboração de estudos e aprovação da ANTT. Gostaria de deixar claro para os capixabas que a duplicação ao norte de Linhares não está descartada. São investimentos que o contrato ainda prevê em caso de aumento de demanda e viabilidade de licenciamento ambiental”, explicou Amorim.
FONTE: ES 360
Há 13 horas
Pedágio de graça no ES. Veja quando começa e quem tem direitoHá 13 horas
Moraes revoga parte das medidas cautelares contra o senador Marcos do Val como o uso de tornozeleiraHá 13 horas
Messias Donato cobra esclarecimentos ao MEC sobre a ausência de livros didáticosHá 13 horas
Setembro começa com mais de 1.200 vagas de emprego na Agência do Trabalhador de CariacicaHá 13 horas
Estão abertas inscrições para aulas gratuitas de ioga na Praia da Costa