28/08/2025 às 18h24
15
Redacao
Vila Velha / ES
Com o objetivo de estabelecer parâmetros mínimos de segurança contra incêndio e controle de riscos em estacionamentos e áreas com pontos de recarga de veículos elétricos, o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) está trabalhando na redação da Norma Técnica que vai orientar a instalação de Sistemas de Alimentação de Veículos Elétricos (SAVE) no Estado.
Este é o segundo passo de um trabalho realizado a muitas mãos, com a contribuição dos Corpos de Bombeiros de todo o Brasil. Nessa terça-feira (26), o Conselho Nacional de Comandantes-Gerais dos Corpos de Bombeiros Militares (CNCGBM/LIGABOM) publicou a Diretriz Nacional sobre Ocupações Destinadas a Garagens e Locais com Sistemas de Alimentação de Veículos Elétricos (SAVE).
A diretriz busca orientar, de forma técnica e harmônica, os Corpos de Bombeiros Militares de todo o País, servindo também como referência para a construção civil, indústria automotiva e usuários de veículos elétricos e híbridos. O objetivo é oferecer diretrizes claras e atualizadas, alinhadas às práticas mais avançadas da ciência do fogo.
Com base na Diretriz, cada Estado vai desenvolver e publicar legislação própria para orientar a instalação dos eletropostos, bem como estabelecer as normas de segurança para essas instalações. O Espírito Santo participou da construção da Diretriz, por meio de uma Comissão Estadual de Eletromobilidade e Segurança Contra Incêndios, cujo presidente é o subcomandante-geral do CBMES, coronel Andrison Cosme.
“Foram anos de análises, estudos, testes, visitas técnicas e debates, que nos permitiram construir uma Diretriz única, que poderá nortear o trabalho dos Corpos de Bombeiros de todo o Brasil. Nosso esforço visa, também, subsidiar entidades e profissionais de construção civil, indústria automotiva, mercado imobiliário, síndicos, instituições acadêmicas, proprietários de veículos e moradores das edificações, para que a eletromobilidade se torne uma realidade segura”, afirmou o coronel Andrison Cosme.
Uma reunião já está marcada para o dia 04 de setembro, oportunidade em que o CBMES vai detalhar a Diretriz nacional e apresentar as sugestões para as normas estaduais às instituições ligadas ao tema.
Estão convidados o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU); o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA); o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo (Sinduscon); o Sindicato Patronal de Condomínios (Sipces); a Associação Empresas do Mercado Imobiliário do Espírito Santo (ADEMI-ES); a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES); a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes); o Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Estado do Espírito Santo (Sindiex); o Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES); a Secretaria de Desenvolvimento do Espírito Santo (Sedes) e projetistas de incêndio.
Entre as normas propostas pela Diretriz Nacional, constam as regras gerais para a instalação de eletropostos, as regras específicas para garagens em áreas externas e orientações para a adequação de edificações já existentes e para novas construções. A ideia é que a Norma Técnica esteja publicada dentro de até 90 dias.
FONTE: Portal do Governo - ES / Assessoria de Imprensa do Corpo de Bombeiros Militar
Há 10 horas
Bike Fix: Viana aposta na mobilidade sustentável com projeto inovador, o prefeito de Viana Wanderson Bueno fala sobre o projeto.Há 10 horas
Guarda prende homem procurado por estelionato após reconhecimento facialHá 10 horas
Guarda prende homem procurado por estelionato após reconhecimento facialHá 10 horas
Estacionamento no Mercado Municipal de Cariacica será 100% gratuito a partir desta sexta-feira (29)Há 10 horas
Centro do Empreendedor leva crédito e oportunidades para pequenos negócios em Nova Bethânia - Viana