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14/08/2025 às 18h25 - atualizada em 15/08/2025 às 18h18

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Redacao

Vila Velha / ES

EM TRÊS ANOS, SERRA ECONOMIZA MAIS DE R$ 24 MILHÕES COM PROCESSOS DIGITAIS
São 500 serviços totalmente digitais e menos 15 milhões de folhas de papel consumidas
EM TRÊS ANOS, SERRA ECONOMIZA MAIS DE R$ 24 MILHÕES COM PROCESSOS DIGITAIS
Texto: Djeisan Maria - Foto: Divulgação

Em um país onde burocracia e papelada ainda são ligados ao serviço público, a Prefeitura da Serra mostra que é possível fazer diferente e melhor. Desde 2022, quando iniciou a transformação digital de seus processos administrativos, o município vem colhendo resultados expressivos. 


Nos últimos três anos, a economia gerada pela eliminação do uso de papel ultrapassou R$ 24,5 milhões. Além disso, foram preservadas 1.524 árvores e deixaram de ser usadas mais de 15 milhões de folhas de papel  uma transformação com impacto real nas finanças e no meio ambiente.


De 2024 até agora, já foram abertos cerca de 165 mil processos totalmente digitais, que tramitam com mais agilidade, segurança e sem risco de extravio. São mais de 500 serviços ofertados por meio de processos eletrônicos que tramitam e geram resposta ao cidadão no mesmo dia.  A transformação digital, antes vista como uma promessa, virou prática concreta — e coloca a Serra em posição de destaque entre os municípios brasileiros.


Um modelo de gestão pública inovadora


Embora algumas capitais e grandes centros urbanos também tenham avançado na digitalização — como São Paulo, Curitiba e Recife — a Serra chama atenção por integrar inovação tecnológica com propósito e resultados mensuráveis. No Espírito Santo, o município serrano é que tem mais tipos processuais.


A média nacional ainda caminha para digitalizar completamente os serviços públicos, segundo dados da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de TIC (ABEP-TIC), que afirmam que menos de 20% dos municípios brasileiros têm gestão de processos 100% digitalizada. A Serra não apenas já atingiu esse patamar, como agora avança para a próxima etapa: usar dados e inteligência artificial para antecipar as necessidades da população.


“A transformação digital da Prefeitura da Serra está apenas no começo, mas os resultados já são visíveis. Com foco em inovação e no uso estratégico da tecnologia, o município está construindo um futuro mais eficiente, seguro e acessível para seus cidadãos”, afirma o secretário de Inovação e Tecnologia, Pedro Trindade.


Um novo portal, com linguagem simples e atendimento virtual


Como parte do pacote de inovação, será lançado em breve o novo site institucional da Prefeitura, com design mais intuitivo, linguagem simples e uma assistente virtual integrada. O objetivo é que qualquer cidadão, independentemente de familiaridade com tecnologia, possa ser guiado na resolução de problemas em tempo real.


Essa é uma aposta clara na simplicidade, acessibilidade e inclusão digital — valores ainda pouco disseminados nas administrações públicas do Brasil.


“A Serra mostra que investir em tecnologia não é apenas modernizar. É cuidar melhor das pessoas, do orçamento público e do meio ambiente. Uma prefeitura que avança para o futuro com os pés no presente e um olhar atento ao que realmente importa: o cidadão”, avalia a subsecretária de Inovação,  Franciele Bezerra. 

FONTE: Portal Prefeitura Municipal da Serra-ES

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