05/08/2025 às 22h58 - atualizada em 06/08/2025 às 22h38
90
Redacao
Vila Velha / ES
Enquanto muitos estados ainda discutem como enfrentar a crise da água, o Espírito Santo já está executando soluções que conectam inovação, sustentabilidade e visão de futuro. E foi com esse posicionamento firme que o presidente da Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) e da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), Munir Abud, participou do evento nacional “Reúso da água como solução para a crise hídrica e motor do desenvolvimento sustentável”, realizado nessa segunda-feira (04), no estúdio do Estadão, em São Paulo.
Durante o encontro, promovido pelo Estadão em parceria com a Veolia e a Aladyr, Munir Abud foi direto: “Não trabalhamos apenas para entregar água hoje. Nosso compromisso é garantir que ela chegue, com qualidade, todos os dias para todos, hoje e também no futuro, mesmo com a influência das mudanças climáticas já em curso.”
Ele destacou que o Espírito Santo já fez seu dever de casa na diversificação na matriz hídrica, ou seja, no conjunto de fontes de água utilizadas para abastecimento, apostando em fontes alternativas como a dessalinização e o reuso de água. Essas são tecnologias que o mundo já adotou e que começam agora a ganhar corpo no Brasil.
Um exemplo concreto apresentado por Munir Abud foi a implantação da EPAR – Estação de Produção de Água de Reuso, em parceria com uma siderúrgica, que será uma estrutura pioneira no estado que, além de garantir fornecimento para a indústria, gera receita para a Cesan, aumenta a oferta de água no Rio Santa Maria da Vitória e beneficia diretamente a população.
Outra iniciativa, por ele destacada foi a instalação de uma usina de Dessalinização, que será a maior do país, para transformar água do mar em água potável. “Soluções como essas precisam ser pensadas hoje, para garantir uma segurança hídrica no futuro. Diversificar a matriz hídrica é uma tendência, e o Espírito Santo já está fazendo a sua parte”, afirmou
Também participaram do debate o diretor da Veolia, Marcos Vallero, e o diretor de Novos Negócios da GS Inima Brasil, Eduardo Pedrosa.
FONTE: ES HOJE
Há 14 horas
Pedágio de graça no ES. Veja quando começa e quem tem direitoHá 14 horas
Moraes revoga parte das medidas cautelares contra o senador Marcos do Val como o uso de tornozeleiraHá 14 horas
Messias Donato cobra esclarecimentos ao MEC sobre a ausência de livros didáticosHá 14 horas
Setembro começa com mais de 1.200 vagas de emprego na Agência do Trabalhador de CariacicaHá 14 horas
Estão abertas inscrições para aulas gratuitas de ioga na Praia da Costa