Sexta, 29 de agosto de 2025
noticiascapixabaes@gmail.com
Educação

05/08/2025 às 22h29 - atualizada em 06/08/2025 às 22h39

64

Redacao

Vila Velha / ES

Cariacica anuncia construção de nova escola para mais de 800 alunos no bairro Nelson Ramos
Anúncio marca avanço no desenvolvimento do município
Cariacica anuncia construção de nova escola para mais de 800 alunos no bairro Nelson Ramos
Texto: Mariana Santos / Foto: Divulgação Projeto

Com capacidade para atender a mais de 800 alunos, uma nova escola de Ensino Fundamental será construída no bairro Nelson Ramos. O anúncio foi feito nesta terça-feira (5), pelo prefeito Euclério Sampaio, representando mais ampliação e qualificação da rede pública de ensino do município. O investimento é de mais de R$17 milhões. 


De acordo com o prefeito, a unidade será uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) e faz parte de um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento da educação na cidade. “Essa é uma excelente notícia para a educação de Cariacica, para o futuro das nossas crianças e para o desenvolvimento da cidade”, afirmou.


A nova escola é um importante avanço para a região pelo impacto direto na qualidade do ensino. A vice-prefeita, Shymenne de Castro, participou do momento e falou sobre os avanços no município. “Esse é um passo significativo para o crescimento do nosso município e estamos comprometidos em continuar trabalhando para melhorar a vida de nossos cidadãos", falou. 


O prefeito também destacou que o projeto é fruto do esforço conjunto. “O trabalho em união segue gerando frutos para a população. Estamos cuidando do presente porque pensamos no futuro”, ressaltou Euclério. 


A expectativa é de que a obra tenha início em breve, com cronograma a ser divulgado pela Secretaria Municipal de Educação. “A notícia de uma nova escola é a prova de que estamos compromissados com a educação de Cariacica e que seguiremos trabalhando para dar mais qualidade de vida e ensino para nossas crianças”, disse Luzian Belisario, secretária de Educação. 


Sobre a estrutura


A escola terá treze salas de aula que apresentam as mesmas dimensões, com capacidade de atendimento para 35 alunos, com possibilidade de turmas simultâneas em quatro segmentos, do 1º ao 9º ano. 


O projeto arquitetônico adotado baseia-se nas necessidades de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Foram consideradas as diversidades do território brasileiro, fundamentalmente quanto aos aspectos ambientais, geográficos, climáticos e relacionados às densidades demográficas, aos recursos socioeconômicos e aos contextos culturais de cada região, de modo a propiciar espaços inclusivos, aliando as características dos ambientes internos e externos (volumetria, formas, materiais, cores, texturas) com as práticas pedagógicas, culturais e sociais.


 



 


A nova escola foi projetada com vários recursos inovadores para garantir o conforto, saúde e segurança dos usuários. Isso inclui facilidade de acesso entre os blocos, bicicletários no interior do terreno para incentivar o transporte não motorizado e adoção de recursos de sustentabilidade, tais como captação e reuso de água da chuva, torneiras automáticas de pressão, válvulas de descarga com duplo acionamento, fachadas verdes com jardim vertical, pisos permeáveis e previsão de placas de energia fotovoltaica.


O projeto também atende aos princípios do desenho universal, considerando o uso e ocupação por todos os usuários, independentemente de suas características físicas, habilidades e faixa etária, proporcionando uma melhor ergonomia para todos. Isso inclui uso equitativo, flexível, simples e intuitivo.


 



 


Os blocos pedagógicos foram organizados por faixa etária, com a localização das salas dos 1º e 2º anos mais próximas ao bloco administrativo. As salas de aula foram projetadas com ventilação cruzada, iluminação natural e área externa contígua para atividades ao ar livre. Além disso, as salas de aula contam com bancadas com ponto de água para atividades pedagógicas artísticas e de ciências, como apoio à investigação de fenômenos e processos da natureza.


A escola também oferece ambientes com possibilidade de integração e convívio entre os alunos de diferentes faixas etárias, como pátio coberto, refeitório, quadra poliesportiva, playground e áreas externas.


 



 

FONTE: Portal Prefeitura Municipal de Cariacica-ES

Veja também
Facebook
© Copyright 2025 :: Todos os direitos reservados