Sábado, 02 de agosto de 2025
noticiascapixabaes@gmail.com
Cidades

31/07/2025 às 23h17

34

Redacao

Vila Velha / ES

​Prefeitura e Estado inauguram nova Apae de Vila Velha neste sábado
Evento será a partir das 9 horas com a presença do prefeito Arnaldinho Borgo e o Governador Renato Casagrande.
​Prefeitura e Estado inauguram nova Apae de Vila Velha neste sábado
Texto: Paulo Borges Foto: Danilo Martins

O Centro Integrado Familiar para Pessoa com Deficiência Intelectual, Múltipla e Autismo, construído no bairro Araçás pela Prefeitura de Vila Velha, será inaugurado neste sábado (2), às 9 horas, pelo prefeito Arnaldinho Borgo e o Governador Renato Casagrande.


 Depois da inauguração, o Centro Integrado Familiar ficará sob a responsabilidade da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Vila Velha (Apae), cuja concessão de uso foi autorizada pela Lei Municipal nº 7.195, de 27 de maio de 2025. Com isso a instituição vai ampliar a capacidade atual de atendimento de 481 para 1.400 pessoas com deficiência. A entidade Canela-Verde possui 22 anos de experiência, certificada pelos Conselhos Municipais e reconhecida pelo seu trabalho junto às pessoas com deficiência.


 O espaço ocupa área de 12 mil m², com área edificada de quase 5 mil m², e está localizado na Rua Lima, nº 01, em Araçás.  Ele foi dotado de quadra poliesportiva, piscina terapêutica aquecida, centro educacional, área verde, centro de convivência, espaço para famílias e uma unidade especializada de atendimento psicossocial. 


Projetado com base nos princípios da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), o Centro oferecerá acessibilidade plena – atitudinal, arquitetônica, instrumental e metodológica e contará com uma estrutura completa para atendimentos psicossociais, educacionais e de convivência.


 A concepção do projeto foi realizada com o apoio técnico da Apae de Vila Velha e da Federação das Apae’s, instituições com ampla experiência no atendimento à pessoa com deficiência, além da participação das famílias de pessoas com deficiência, através de audiências e reuniões. A execução da obra foi realizada pela Prefeitura de Vila Velha em parceria com o Governo do Estado.


 O novo equipamento, que recebeu o nome de Centro Integrado Familiar para Pessoa com Deficiência Intelectual, Múltipla e Autismo Aloísio Borgo, surge como resposta ao compromisso da Prefeitura de Vila Velha com a inclusão e a dignidade das pessoas com deficiência e seus familiares.


 De acordo com dados registrados, o município é o segundo do Espírito Santo com maior número de pessoas com deficiência, totalizando 22.836, segundo dados da Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades).










FONTE: Prefeitura de Vila velha - Secretaria de Assistência Social

Veja também
Facebook
© Copyright 2025 :: Todos os direitos reservados