25/07/2025 às 13h18 - atualizada em 25/07/2025 às 18h52
35
Redacao
Vila Velha / ES
O Projeto de Lei (PL) 440/2025, protocolado pelo deputado Lucas Polese (PL), tem o objetivo de promover atendimento digno e eficaz aos pacientes do SUS. Para isso, o texto propõe a instituição da Política Estadual de Melhoria e Otimização da Saúde Pública.
A medida elenca doze princípios e diretrizes para o avanço da qualidade na rede pública, entre os quais estão tratamento humanizado do usuário; a desburocratização do atendimento visando celeridade; eficiência na gestão pública pautada na transparência financeira; e manutenção periódica dos equipamentos hospitalares.
O texto também traz uma série de pontos a serem seguidos pelos estabelecimentos que incluem melhorias na gestão, como a realização de atendimento rápido nos casos de urgência, e na parte estrutural, como a climatização dos ambientes, higienização que permita o pleno uso dos sanitários, além de ambulatórios, consultórios e centros cirúrgicos adequadamente equipados, entre outros.
Segundo Polese na justificativa da matéria, “a iniciativa parte do reconhecimento de que, embora o Sistema Único de Saúde (SUS) represente uma conquista histórica da sociedade brasileira, ainda há deficiências estruturais e operacionais que comprometem a efetividade dos serviços prestados (...).
No entanto, pondera o autor. “A superação desses entraves requer não apenas o aumento de investimentos, mas, sobretudo, a modernização da gestão, a padronização da qualidade do atendimento (...)”. Conforme o parlamentar, o PL segue preceitos da Lei Federal 13.460/2014, que determina direitos dos usuários do serviço público.
Além disso, a proposição assegura a autoridades públicas com mandato eletivo a prerrogativa de fiscalizar o cumprimento da lei a partir de livre acesso às instituições da rede pública, salvo em casos de risco à saúde por meio de contaminação biológica ou exposição da intimidade de pacientes.
O projeto de lei será avaliado pelas comissões de Justiça, de Saúde e de Finanças. Se for aprovado em plenário e se tornar lei, entrará em vigor a partir da data de sua publicação em diário oficial.
Acompanhe o PL
FONTE: Portal Assembleia Legislativa - ES
Há 16 horas
Processo de cassação de Açucena deve ser retomado na próxima semanaHá 16 horas
Marcos do Val recorre ao STF com medo de ser presoHá 16 horas
Confira os produtos do ES que estão livre do tarifaço de TrumpHá 16 horas
Carapina recebe a primeira edição da Blitz do Emprego em agostoHá 16 horas
Procon Vitória realiza pesquisa e constata variação de 73% nos preços do café