17/07/2025 às 20h11 - atualizada em 22/07/2025 às 19h02
178
Redacao
Vila Velha / ES
O Palácio Anchieta, sede do Governo do Espírito Santo, está sediando o evento “Global Policy Dialogue: Promovendo o financiamento climático e transições justas no caminho até a COP30”, que reúne líderes internacionais e de todo o País para tratar sobre o tema. Nesta quinta-feira (17), foi realizada a abertura do evento com a presença do governador Renato Casagrande, que também preside o Consórcio Brasil Verde.
O evento que segue até esta sexta-feira (18) é preparatório para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontece em novembro na cidade de Belém (PA). Ao longo dos dois dias, estão programadas sessões temáticas, grupos de debate, além da plenária de encerramento.
O presidente da COP 30, embaixador André Corrêa do Lago é um dos participantes deste diálogo global. Estão presentes também representantes da África do Sul, Alemanha, Argentina, Barbados, Canadá, China, Equador, França, Índia, México, Reino Unido, Uruguai, Estados Unidos e União Europeia, bem como governadores de vários estados do País.
“O evento é uma oportunidade para o Espírito Santo apresentar o que estamos fazendo e também para aprender, o que para nós é muito importante. Estamos recebendo a discussão sobre financiamento e também sobre a transição justa neste tema de mudanças climáticas. Porque desejamos um planeta em equilíbrio e que seja sustentável. É uma alegria receber nosso embaixador, presidente da COP30, e esperamos que a Conferência em novembro seja um sucesso”, afirmou o governador Casagrande.
Entre os objetivos do “Global Policy Dialogue” estão: identificação e recomendação de medidas, parcerias e iniciativas para promover transições justas, permitindo que os países alcancem o desenvolvimento sustentável e a erradicação da pobreza enquanto enfrentam a mudança climática; o avanço sobre as estratégias para aumentar o financiamento climático para os países em desenvolvimento; a discussão de estratégias para aprimorar a capacidade da governança climática global e da cooperação internacional de promover a implementação dos compromissos climáticos acordados; e o fortalecimento do papel dos governos subnacionais na ação climática.
FONTE: Assessoria de Comunicação do Governo - ES
Há 4 dias
Paraatleta capixaba fecha o ano com chave de ouro e conquista tetracampeonato estadual de ciclismo na categoria PNEHá 4 dias
Cariacica abre leilão on-line de veículos e materiais inservíveis no dia 6 de novembroHá 4 dias
Cariacica inicia construção de planejamento estratégico para os próximos 15 anosHá 4 dias
Evento sexta-feira na praia terá meditação, tai chi chuan e dança do ventreHá 4 dias
Seis Cras vão abrir no sábado em Vila Velha para inclusão e atualização do Cadúnico