10/07/2025 às 11h16 - atualizada em 16/07/2025 às 20h55
129
Redacao
Vila Velha / ES
Equipes da Secretaria de Proteção e Defesa Civil da Prefeitura de Vila Velha (Sempdec) realizaram, nestas terça (9) e quarta-feira (10), vistorias no bairro Argolas, em Vila Velha. A ação teve como objetivo monitorar as áreas classificadas como de risco geológico, verificando possíveis alterações ou a necessidade de intervenções para reduzir os riscos à população.
“Estamos percorrendo os setores de risco geológico para ver se houve alguma alteração ou se a situação foi mitigada. Em Argolas são dois setores de risco, um com risco alto e outro de risco médio. A assistente social da secretaria também fez parte da equipe e realizou a atuação do cadastro de todas as famílias residentes nessas localidades”, explicou o Diretor Técnico Operacional da Sempdec, Gilvandro Pinto.
Em 2024 foi realizado o cadastramento dos moradores dessas áreas, sendo 483 imóveis e 1.553 pessoas. A Defesa Civil levantou várias informações sobre os residentes das áreas como: quem são; se têm alguma comorbidade ou dificuldade de locomoção; a faixa etária; a condição social, entre outras informações.
“Com os dados atualizados é possível definir estratégias e prioridades para aviso e resgate em possíveis situações de urgência, como chuva forte e risco de deslizamento. Assim podemos saber quantas pessoas residem no local e quantas delas têm uma comorbidades ou dificuldade de locomoção. O que permite direcionar os atendimentos durante a emergência de forma assertiva. O trabalho preventivo salva vidas”, ressalta o Secretário Coronel Marcelo D’Isep.
Em novembro de 2024, a Defesa Civil instalou placas de sinalização em todas as áreas de risco geológico do município. As placas contêm um QR Code que possibilita o acesso rápido a informações detalhadas sobre o local.
Atualmente o município conta com o Plano Municipal de Redução de Risco Geológico (PMRR), que identificou 100 setores de risco em Vila Velha. Destes, três são classificados como de risco Muito Alto (R4), 70 como risco Alto (R3) e 27 com risco Médio (R2), distribuídos em 22 bairros suscetíveis a movimentos gravitacionais de massa e outros processos geodinâmicos.
FONTE: Prefeitura de Vila velha - Secretaria de Proteção e Defesa Civil
Há 6 horas
Pedágio de graça no ES. Veja quando começa e quem tem direitoHá 6 horas
Moraes revoga parte das medidas cautelares contra o senador Marcos do Val como o uso de tornozeleiraHá 7 horas
Messias Donato cobra esclarecimentos ao MEC sobre a ausência de livros didáticosHá 7 horas
Setembro começa com mais de 1.200 vagas de emprego na Agência do Trabalhador de CariacicaHá 7 horas
Estão abertas inscrições para aulas gratuitas de ioga na Praia da Costa