03/07/2025 às 13h05 - atualizada em 03/07/2025 às 19h13
21
Redacao
Vila Velha / ES
Após quase um ano de espera desde o fim das obras, o Restaurante Popular de Vitória, localizado na Ilha de Santa Maria, já tem data para voltar a funcionar: 19 de julho. A informação foi apresentada pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Vitória (Semas) durante reunião com o Ministério Público do Espírito Santo (MPES), que acompanha a política de segurança alimentar no município.
O equipamento passou por reforma completa, com investimento de R$ 3 milhões da Prefeitura de Vitória. Além de servir refeições com valores acessíveis, o local vai funcionar também como cozinha-escola, em parceria com o Senac, oferecendo cursos para pessoas em situação de vulnerabilidade.
De acordo com a Semas, a previsão é que o restaurante ofereça 1.600 almoços e 500 jantares diários, priorizando pessoas cadastradas no CadÚnico. O serviço também será mantido em finais de semana e feriados, novidade em relação ao antigo funcionamento. Os valores das refeições, as regras de acesso e outros detalhes operacionais serão divulgados nos próximos dias.
Durante a reunião, o MPES foi informado sobre o plano de trabalho da organização selecionada por licitação para administrar o espaço. A promotora de Justiça Sandra Maria Ferreira de Souza e a procuradora Karla Dias Sandoval participaram do encontro com a secretária Soraia Manato e técnicos da pasta municipal.
Além da alimentação de qualidade e das ações de capacitação, a proposta é também fortalecer os produtores locais. Segundo a prefeitura, 30% dos alimentos utilizados no preparo das refeições virão da agricultura familiar, com foco em hortifrúti e produtos granjeiros da região.
A reabertura do restaurante chegou a ser adiada por questões burocráticas e por restrições da legislação eleitoral, que limita a oferta de benefícios gratuitos em ano de eleição. Agora, com os trâmites concluídos e a gestão definida, o espaço será devolvido à população como parte da política pública de combate à insegurança alimentar em Vitória.
FONTE: ES 360
Há 14 horas
Cariacica realiza cadastramento de famílias da antiga Fazenda Itanhenga nesta sexta-feira (4)Há 20 horas
Restaurante Popular de Vitória já tem data para reabrirHá 20 horas
Acidente na Rodovia do Contorno deixa um morto e três feridosHá 20 horas
Após uma semana de Avenida Inteligente, tempo no trânsito diminui até meia hora na Eldes ScherrerHá 20 horas
Prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio desmente boatos sobre remoções e garante regularização fundiária na Fazenda Itanhenga