02/07/2025 às 22h57 - atualizada em 03/07/2025 às 12h17
116
Redacao
Vila Velha / ES
O projeto de lei que estabelece as diretrizes para elaboração e execução do orçamento de Vila Velha para o exercício financeiro de 2026 foi aprovado na segunda-feira (30) pela Câmara Municipal. De autoria do prefeito Arnaldinho Borgo, a proposta define as metas e prioridades que vão orientar a administração municipal no próximo ano, em conformidade com o que determinam a Constituição Federal, a Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei Orgânica do município.
A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) organiza as ações do governo municipal em quatro eixos estratégicos: desenvolvimento econômico, desenvolvimento social, desenvolvimento sustentável e governança. Esses eixos nortearão o Plano Plurianual 2026-2029, que detalhará programas e ações para o período.
O texto aprovado estabelece que o orçamento deve ser elaborado buscando equilíbrio entre receitas e despesas, assegurando também a capacidade de investimento do município. A lei fixa critérios para despesas com pessoal, limites para créditos adicionais e uso da reserva de contingência, que poderá chegar a até 1% da receita corrente líquida. Também trata de possíveis alterações tributárias, prevendo que qualquer benefício fiscal ou isenção só poderá ser concedido com autorização legislativa e estudo prévio de impacto.
“A aprovação da LDO mostra que Vila Velha tem rumo, compromisso com o futuro e respeito por quem mais precisa. Planejar com responsabilidade é transformar sonhos em obras e ações concretas que melhoram a vida das pessoas. Seguimos avançando com seriedade para construir uma cidade mais justa, moderna e inclusiva”, destacou o prefeito Arnaldinho Borgo.
A secretária municipal de Planejamento, Isabele Duran Cordeiro, destacou o papel técnico do projeto. “A legislação orienta todo o processo orçamentário e assegura que as decisões sejam tomadas com base em dados e projeções realistas, sempre buscando equilíbrio fiscal e responsabilidade no uso dos recursos públicos”, afirmou.
Com a lei aprovada, o próximo passo será a elaboração do projeto do Plano Plurianual, que detalhará os programas, ações e os valores previstos para 2026-2029 e deverá ser encaminhado para votação até o prazo legal.
FONTE: Prefeitura de Vila velha - Secretaria de Planejamento
Há 12 horas
Bike Fix: Viana aposta na mobilidade sustentável com projeto inovador, o prefeito de Viana Wanderson Bueno fala sobre o projeto.Há 12 horas
Guarda prende homem procurado por estelionato após reconhecimento facialHá 12 horas
Guarda prende homem procurado por estelionato após reconhecimento facialHá 12 horas
Estacionamento no Mercado Municipal de Cariacica será 100% gratuito a partir desta sexta-feira (29)Há 12 horas
Centro do Empreendedor leva crédito e oportunidades para pequenos negócios em Nova Bethânia - Viana