Sábado, 05 de julho de 2025
noticiascapixabaes@gmail.com
Geral

01/07/2025 às 21h21 - atualizada em 02/07/2025 às 14h05

46

Redacao

Vila Velha / ES

Inscrições abertas para oficina de fotografia voltada a mulheres com baixa visão
As atividades da oficina acontecem no Ponto de Cultura SOCA Brasil, no bairro Santa Mônica Popular.
Inscrições abertas para oficina de fotografia voltada a mulheres com baixa visão
Texto: Luiz Eduardo Neves Foto: Alberto Contarato

Depois do trabalho de referência realizado com a Escola de Fotógrafos Cegos, a Associação Sociedade Cultura e Arte (SOCA Brasil) abre inscrições para mulheres com baixa visão participarem da oficina de fotografia “Um Outro Olhar”, que será realizada a partir de 10 de julho. As interessadas já podem enviar mensagem pelo aplicativo WhatsApp para o número (27) 99609-8181 e solicitar a participação.


 As atividades da oficina acontecem no Ponto de Cultura SOCA Brasil, no bairro Santa Mônica Popular, em Vila Velha. O encerramento do projeto será no dia 31 de julho quando haverá uma exposição em forma de varal e aberta ao público.


 As participantes se reunirão com os professores da Cia Poéticas da Cena Contemporânea, coletivo que desenvolveu a metodologia da Escola de Fotógrafos Cegos, sempre às quintas-feiras, às 16 horas. A equipe é liderada pela artista e cineasta Rejane Arruda, idealizadora dos projetos.


 “A ideia da oficina é abrir um lugar de fala e, a partir da subjetividade de cada uma, montar um laboratório de captura de imagem e produção de estética fotográfica. Os modos de ver diversos vão fundamentar a produção estética, que ganhará uma exposição no final do processo”, afirma Rejane.


 O Ponto de Cultura SOCA Brasil conta com o fomento da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e recursos destinados à Rede Cultura Viva por meio do Edital 003/2024 promovido pela Secretaria de Cultura de Vila Velha (SEMCULT) para o fomento ao desenvolvimento de projetos de Pontos e Pontões de Cultura para o oferecimento gratuito de atividades.


 A inclusão pela arte


 Desde 2019, a SOCA Brasil realiza projetos artísticos inclusivos, entre eles a Escola de Fotógrafos Cegos, a Orquestra Brasileira de Cantores Cegos, o Cena Diversa e a mostra de videografias Nada Me Falta. Segundo Rejane Arruda, a oficina é mais uma atividade que revela a potência da pessoa com deficiência.


 Os projetos mostram as diversas formas variadas de ver, ouvir, falar, locomover-se, existir e pensar, dando visibilidade às pessoas com deficiência ao trazê-las para o campo da experimentação de linguagens artísticas setoriais.


 “Nossa função é promover o protagonismo, porque a arte cresce e a cultura se desenvolve. A diversidade apresenta saídas para o desenvolvimento: cultural, científico, artístico, para a construção de saberes e as reverberações na sociedade, contribuindo para a transformação dos padrões, a criação de novos olhares e o questionamento de formas enrijecidas que destroem vidas”, considera Rejane, que preside a SOCA Brasil.


 A metodologia a ser utilizada na oficina “Um Outro Olhar” foi desenvolvida pela equipe atuante na Escola de Fotógrafos Cegos, desde 2022. Com um coletivo inédito de 12 fotógrafos cegos, o projeto produziu duas exposições coletivas: “Quando Fecho os Olhos Vejo Mais Perto”, em 2023, e “Aqui Eu Habitei”, em 2024. As imagens foram expostas em diversos locais externos em estruturas de grande dimensão fixadas em placas backlight, que circularam por municípios do Espírito Santo.


 Acessibilidade


 O Ponto de Cultura SOCA Brasil está localizado nas instalações do Espaço Contêiner junto ao ateliê da Cia Poéticas da Cena Contemporânea, no bairro Santa Mônica Popular, em Vila Velha.


 O Espaço Contêiner dispõe de rampa de acesso para cadeirantes e banheiro adaptado, além de monitoria humanizada com acolhimento no ponto de ônibus e acompanhamento durante as atividades. Nos eventos abertos ao público, são oferecidas também a audiodescrição e a tradução para Libras.


 A pessoa com deficiência interessada deve realizar agendamento da monitoria através de uma mensagem no WhatsApp da SOCA Brasil, pelo número (27) 99609-8181.


 Serviço:


Oficina de fotografia “Um outro olhar” – Inscrições abertas


Público-alvo: Mulheres com baixa visão (deficientes visuais)


Inscrições pelo Whatsapp da SOCA Brasil: (27) 99609-8181


10 vagas disponíveis - por ordem de solicitação


Atividades: 10 a 31 de julho, sempre às quintas-feiras, às 16 horas


Local: Ponto de Cultura SOCA Brasil - Espaço Contêiner, Rua Vinte e Quatro, 255, Santa Mônica Popular, Vila Velha

FONTE: Prefeitura de Vila velha - Secretaria de Cultura

Veja também
Facebook
© Copyright 2025 :: Todos os direitos reservados