01/07/2025 às 21h21 - atualizada em 02/07/2025 às 14h05
46
Redacao
Vila Velha / ES
Depois do trabalho de referência realizado com a Escola de Fotógrafos Cegos, a Associação Sociedade Cultura e Arte (SOCA Brasil) abre inscrições para mulheres com baixa visão participarem da oficina de fotografia “Um Outro Olhar”, que será realizada a partir de 10 de julho. As interessadas já podem enviar mensagem pelo aplicativo WhatsApp para o número (27) 99609-8181 e solicitar a participação.
As atividades da oficina acontecem no Ponto de Cultura SOCA Brasil, no bairro Santa Mônica Popular, em Vila Velha. O encerramento do projeto será no dia 31 de julho quando haverá uma exposição em forma de varal e aberta ao público.
As participantes se reunirão com os professores da Cia Poéticas da Cena Contemporânea, coletivo que desenvolveu a metodologia da Escola de Fotógrafos Cegos, sempre às quintas-feiras, às 16 horas. A equipe é liderada pela artista e cineasta Rejane Arruda, idealizadora dos projetos.
“A ideia da oficina é abrir um lugar de fala e, a partir da subjetividade de cada uma, montar um laboratório de captura de imagem e produção de estética fotográfica. Os modos de ver diversos vão fundamentar a produção estética, que ganhará uma exposição no final do processo”, afirma Rejane.
O Ponto de Cultura SOCA Brasil conta com o fomento da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e recursos destinados à Rede Cultura Viva por meio do Edital 003/2024 promovido pela Secretaria de Cultura de Vila Velha (SEMCULT) para o fomento ao desenvolvimento de projetos de Pontos e Pontões de Cultura para o oferecimento gratuito de atividades.
A inclusão pela arte
Desde 2019, a SOCA Brasil realiza projetos artísticos inclusivos, entre eles a Escola de Fotógrafos Cegos, a Orquestra Brasileira de Cantores Cegos, o Cena Diversa e a mostra de videografias Nada Me Falta. Segundo Rejane Arruda, a oficina é mais uma atividade que revela a potência da pessoa com deficiência.
Os projetos mostram as diversas formas variadas de ver, ouvir, falar, locomover-se, existir e pensar, dando visibilidade às pessoas com deficiência ao trazê-las para o campo da experimentação de linguagens artísticas setoriais.
“Nossa função é promover o protagonismo, porque a arte cresce e a cultura se desenvolve. A diversidade apresenta saídas para o desenvolvimento: cultural, científico, artístico, para a construção de saberes e as reverberações na sociedade, contribuindo para a transformação dos padrões, a criação de novos olhares e o questionamento de formas enrijecidas que destroem vidas”, considera Rejane, que preside a SOCA Brasil.
A metodologia a ser utilizada na oficina “Um Outro Olhar” foi desenvolvida pela equipe atuante na Escola de Fotógrafos Cegos, desde 2022. Com um coletivo inédito de 12 fotógrafos cegos, o projeto produziu duas exposições coletivas: “Quando Fecho os Olhos Vejo Mais Perto”, em 2023, e “Aqui Eu Habitei”, em 2024. As imagens foram expostas em diversos locais externos em estruturas de grande dimensão fixadas em placas backlight, que circularam por municípios do Espírito Santo.
Acessibilidade
O Ponto de Cultura SOCA Brasil está localizado nas instalações do Espaço Contêiner junto ao ateliê da Cia Poéticas da Cena Contemporânea, no bairro Santa Mônica Popular, em Vila Velha.
O Espaço Contêiner dispõe de rampa de acesso para cadeirantes e banheiro adaptado, além de monitoria humanizada com acolhimento no ponto de ônibus e acompanhamento durante as atividades. Nos eventos abertos ao público, são oferecidas também a audiodescrição e a tradução para Libras.
A pessoa com deficiência interessada deve realizar agendamento da monitoria através de uma mensagem no WhatsApp da SOCA Brasil, pelo número (27) 99609-8181.
Serviço:
Oficina de fotografia “Um outro olhar” – Inscrições abertas
Público-alvo: Mulheres com baixa visão (deficientes visuais)
Inscrições pelo Whatsapp da SOCA Brasil: (27) 99609-8181
10 vagas disponíveis - por ordem de solicitação
Atividades: 10 a 31 de julho, sempre às quintas-feiras, às 16 horas
Local: Ponto de Cultura SOCA Brasil - Espaço Contêiner, Rua Vinte e Quatro, 255, Santa Mônica Popular, Vila Velha
FONTE: Prefeitura de Vila velha - Secretaria de Cultura
Há 1 dia
Cariacica realiza cadastramento de famílias da antiga Fazenda Itanhenga nesta sexta-feira (4)Há 2 dias
Restaurante Popular de Vitória já tem data para reabrirHá 2 dias
Acidente na Rodovia do Contorno deixa um morto e três feridosHá 2 dias
Após uma semana de Avenida Inteligente, tempo no trânsito diminui até meia hora na Eldes ScherrerHá 2 dias
Prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio desmente boatos sobre remoções e garante regularização fundiária na Fazenda Itanhenga