Quinta, 03 de julho de 2025
noticiascapixabaes@gmail.com
Polícia

24/06/2025 às 21h18 - atualizada em 25/06/2025 às 22h07

62

Redacao

Vila Velha / ES

Decon e Ipem-ES fecham fábrica clandestina de bebedouros em Vila Velha
O local operava sem atender às normas de segurança estabelecidas pelo Inmetro e em desacordo com as condições sanitárias exigidas pelos órgãos de fiscalização.
Decon e Ipem-ES fecham fábrica clandestina de bebedouros em Vila Velha
Foto: Reprodução do Portal da Polícia Civil - ES

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), em ação conjunta com o Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no Estado, realizou, nessa segunda-feira (23), uma operação que interditou uma fábrica clandestina de bebedouros, localizada no município de Vila Velha.


O local operava sem atender às normas de segurança estabelecidas pelo Inmetro e em desacordo com as condições sanitárias exigidas pelos órgãos de fiscalização.


“O local não tinha nenhuma autorização de funcionamento e funcionava num local sem condições sanitárias, que favorece a propagação de doenças. A montagem era feita de uma forma artesanal e havia risco de choque elétrico. Os selos colados nos bebedouros tinham uma série de irregularidades, como CNPJ inexistente, por exemplo”, explicou o titular da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), delegado Eduardo Passamani.


Além disso, há indícios de que os bebedouros eram comercializados para escolas, igrejas e outros estabelecimentos com grande circulação de pessoas, o que representa um risco à saúde e segurança dos consumidores.


“A irregularidade que encontramos foi em relação aos selos irregulares e o local é totalmente insalubre para a fabricação de bebedouros. Vamos enviar esse material para o Inmetro para passar pelos laboratórios para atestar a qualidade desses produtos”, disse o diretor-geral do Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES), Eduardo Vidigal.


A Polícia Civil orienta que quem tenha adquirido os equipamentos devolva o produto e entre em contato com os canais oficiais para mais informações. “Divulgamos a marca para que o consumidor que tenha adquirido algum produto possa identificar as lojas para que consiga realizar a troca nas lojas onde comprou”, disse o delegado Eduardo Passamani.


 

FONTE: Assessoria de Comunicação Polícia Civil - ES

Veja também
Facebook
© Copyright 2025 :: Todos os direitos reservados