17/06/2025 às 18h32 - atualizada em 25/06/2025 às 11h27
1.181
Redacao
Vila Velha / ES
O comércio da Região 5 de Vila Velha vive um novo momento de valorização. Com a aprovação da lei que institui o “Dia D Terrão” no calendário oficial de eventos do município canela verde, uma iniciativa do vereador Alex Recepute que visa impulsionar as vendas, aquecer a economia local e fortalecer os pequenos e médios empreendedores da região.
De acordo com a nova legislação, o evento será realizado anualmente na última semana de agosto e contará com ações de liquidação, divulgação em massa, apoio logístico, parceria com a prefeitura e integração com outras festividades do município.
A 4ª edição do evento já tem data marcada: acontecerá nos dias 30 e 31 de agosto de 2024, com direito a “ressaca” no dia 7 de setembro. A expectativa é reunir mais de 100 lojistas das avenidas Afonso Cláudio, Boa Esperança e Barra de São Francisco, movimentando o comércio com promoções reais, atrações culturais, sorteios e serviços à população.
“Essa lei nasceu através do diálogo com os comerciantes. O Dia D Terrão é mais do que uma liquidação, é uma política pública de incentivo à economia local, que gera empregos, renda e autoestima para a comunidade,” afirma o vereador Alex Recepute, autor do projeto.
Além de impulsionar as vendas em um período historicamente mais fraco para o comércio, o evento também busca atrair consumidores de outras regiões, dar visibilidade ao potencial comercial de Terra Vermelha e estimular a compra dentro do próprio bairro, promovendo o conceito de consumo consciente e comunitário.
O comerciante Charles Costa, dono de lojas de materiais esportivos e doces na Av.Afonso cláudio, relata que o impacto foi emocional e financeiro:
“Além do aumento nas vendas, a movimentação trouxe esperança. Ver a rua cheia, crianças brincando, lojas decoradas… foi como redescobrir o bairro. Essa lei veio pra ficar e transformar.”
A realização do “Dia D Terrão” conta com a organização da Associação de Moradores de Terra Vermelha, em parceria com os comerciantes e a com a Pokar Eventos, além do apoio da Prefeitura Municipal e das secretarias responsáveis.
A proposta ainda prevê:
• Divulgação nas redes sociais e carros de som;
• Palco principal para atrações e sorteios;
• Trio elétrico em circulação;
• Decoração padronizada das lojas;
• Encartes digitais com promoções exclusivas;
• Participação social com pipoca, algodão doce, Pula-pula e serviços públicos.
Segundo os organizadores, a ideia é que o evento sirva de modelo para outras regiões da cidade, valorizando os polos comerciais de bairro, descentralizando o consumo e tornando o comércio local mais competitivo.
Fortalecendo a economia com identidade e propósito
Com o apoio legal da nova lei, a expectativa é que o “Dia D Terrão” se consolide como uma tradição anual de desenvolvimento econômico, promoção da cultura local e fortalecimento do sentimento de pertencimento da comunidade.
“Quem compra no bairro, investe no bairro. E quem investe no bairro, muda realidades. Essa é a missão do “Dia D Terrão”, conclui Alex Recepute.
O novo Projeto de lei segue para a sanção do prefeito Arnaldinho Borgo.
FONTE: Noticias capixaba
Há 7 horas
Vila Velha é selecionada para participar do Projeto Estudantes em Movimento 2025Há 8 horas
Hospital Jayme Santos Neves realiza primeiro mutirão do emprego com vagas para contratação imediata nesta sexta-feira (04)Há 8 horas
Sefaz autua 74 postos de combustíveis por irregularidades na emissão de NFC-eHá 8 horas
Ações de vacinação contra a gripe em terminais e na Rodoviária de Vitória somam quase 3 mil doses aplicadasHá 1 dia
Ales doa móveis e equipamentos para prefeituras do estado