23/06/2025 às 18h28 - atualizada em 24/06/2025 às 20h44
285
Redacao
Vila Velha / ES
Contemplado pelo Programa Bolsa Atleta Vila Velha, o nadador canela-verde Matheus Machado Ngome foi o primeiro nadador a ser campeão brasileiro nos quatro estilos – crawl, costas, peito e borboleta. O recorde aconteceu durante o Campeonato Brasileiro Interclubes de Inverno, encerrado no sábado (14), em Bauru, São Paulo.
Com 13 anos e quase 1,80m de altura, Mateus já é considerado a nova estrela da natação brasileira, quebrando vários recordes nacionais de natação e subindo nos lugares mais altos do pódio.
Mateus venceu os 100 metros Peito, com 1min12s01. Em seguida, ele foi campeão nos 200 metros Livre, com 2min01s93. A terceira medalha de ouro veio nos 100 metros Costas, com 1min04s10. Nos 50 metros Livre, além de vencer a prova bateu o recorde do campeonato, com o tempo de 24s14. Repetiu a façanha nos 100 metros Livre, com ouro e recorde com o tempo de 53s93. Para fechar com chave de ouro, o nadador canela-verde bateu novamente o recorde da competição, nos 100 metros Borboleta, com o tempo de 59s35.
Mas esses não são os únicos recordes batidos por ele. Durante o Campeonato Capixaba de Natação, realizado em dezembro passado, na piscina do Clube de Regatas Álvares Cabral, em Vitória, o atleta quebrou quatro recordes brasileiros de natação no mesmo dia, disputados em piscina de 25 metros, na categoria Infantil. Dois desses recordes foram batidos anteriormente por ele mesmo.
O nado borboleta é a modalidade preferida de Matheus e sua rotina de treinos é intensa. Ele começou a nadar aos 5 anos de idade e atualmente treina no Clube de Regata Álvares Cabral, de segunda-feira a sábado, descansando apenas aos domingo, quando não há competição.
Sua treinadora é a nadadora Daiene Dias, que representou o Brasil nos Jogos Pan-Americanos em 2007, no Rio de Janeiro, e conquistou a medalha de bronze, nos 200 metros borboleta.
Desde que foi instituído, pela Lei 6.463, de 12 de julho de 2021, o Bolsa Atleta da Prefeitura de Vila Velha vem consagrando campeões. O Programa é destinado aos atletas e paratletas de alto rendimento do município, para ajudar nas despesas com treinamento, viagens e alimentação.
O Bolsa Atleta garante condições básicas para que os atletas da cidade se dediquem aos treinamentos e às competições estaduais, nacionais, sul-americanas, pan-americanas, mundiais, olímpicas e paraolímpicas. Os atletas recebem o benefício durante 12 meses.
FONTE: Prefeitura de Vila velha - Secretaria de Esporte e Lazer
Há 5 dias
Paraatleta capixaba fecha o ano com chave de ouro e conquista tetracampeonato estadual de ciclismo na categoria PNEHá 5 dias
Cariacica abre leilão on-line de veículos e materiais inservíveis no dia 6 de novembroHá 5 dias
Cariacica inicia construção de planejamento estratégico para os próximos 15 anosHá 5 dias
Evento sexta-feira na praia terá meditação, tai chi chuan e dança do ventreHá 5 dias
Seis Cras vão abrir no sábado em Vila Velha para inclusão e atualização do Cadúnico