23/06/2025 às 18h15 - atualizada em 24/06/2025 às 20h45
191
Redacao
Vila Velha / ES
Em reunião ordinária da Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa (Ales), os deputados decidiram convocar o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Espírito Santo (Dnit), Romeu Scheib Neto, para prestar esclarecimentos sobre as obras de duplicação na BR-262 e de sua atuação no Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-ES).
A decisão foi tomada nesta segunda-feira (23), durante os trabalhos do colegiado. O presidente da comissão, deputado Mazinho dos Anjos (PSDB), explicou que a decisão de convocar o superintendente ocorreu depois de três tentativas frustradas de convidá-lo a comparecer ao colegiado de Finanças.
O deputado disse que foi feito um primeiro convite, com resposta via e-mail, informando a indisponibilidade do superintendente na data proposta. O convite foi feito outras duas vezes, sem sucesso. Diante disso, o colegiado decidiu convocá-lo, pois, de acordo com Mazinho, qualquer comissão tem a prerrogativa de convocação e, no caso do Dnit, o Estado tem recursos alocados para o órgão destinado a obras na via federal.
Mazinho comentou a situação da rodovia. "São assustadoras as condições da BR-262. Está perigosíssima e é uma estrada onde circulam muitos veículos. Nós fizemos inicialmente um convite para ele estar presente na comissão para debater e encaminhar para a população do estado do Espírito Santo a situação das BRs no estado".
O deputado Callegari reforçou o discurso do presidente da comissão, destacando os recursos estaduais aportados para obras na via que configura um importante corredor logístico para o ES. O superintendente deve também prestar esclarecimento sobre sua atuação no Cetran, ligado ao Detran-ES.
Projetos analisados
A comissão também debateu e aprovou sete matérias de iniciativa parlamentar (confira ao final). Três dos projetos aprovados são relativos a reconhecimento de patrimônio cultural imaterial. Um deles enaltece a Festa do Imigrante Italiano, realizada no município de Marilândia. Já o PL 487/2023 faz referência à trova, composição poética de quatro versos de sete sílabas poéticas cada, com rima e sentido completo, divulgada no Espírito Santo pelo antigo Clube dos Trovadores Capixabas. Outra proposta confere à Banda de Música da PMES o status de patrimônio cultural.
Além dos deputados citados, também estiveram presentes na reunião do colegiadoos deputados Coronel Weliton (PRD), Janete de Sá (PSB), Adilson Espindula (PSD), Delegado Danilo Bahiense (PL), Engenheiro José Esmeraldo (PDT) e Denninho Silva (União).
FONTE: Portal Assembleia Legislativa - ES
Há 3 dias
Pedágio de graça no ES. Veja quando começa e quem tem direitoHá 3 dias
Moraes revoga parte das medidas cautelares contra o senador Marcos do Val como o uso de tornozeleiraHá 3 dias
Messias Donato cobra esclarecimentos ao MEC sobre a ausência de livros didáticosHá 3 dias
Setembro começa com mais de 1.200 vagas de emprego na Agência do Trabalhador de CariacicaHá 3 dias
Estão abertas inscrições para aulas gratuitas de ioga na Praia da Costa