Segunda, 18 de agosto de 2025
noticiascapixabaes@gmail.com
Cidades

09/06/2025 às 10h25

192

Redacao

Vila Velha / ES

Pimenta mais ardida do mundo com registro no Guiness Book é cultivada em Cariacica
A planta foi registrada no Guiness World Record (Guiness Book), o livro dos recordes, em 2013, após comprovação do teor da ardência por meio de análises realizadas pela Universidade Winthrop da Carolina do Sul, nos Estados Unidos.
Pimenta mais ardida do mundo com registro no Guiness Book é cultivada em Cariacica
Por Vandique Magalhães, Fotos Claudio Postay

Você sabia que Cariacica é um dos municípios brasileiros onde a pimenta mais ardida do mundo continua sendo cultivada? A planta foi registrada no Guiness World Record (Guiness Book), o livro dos recordes, em 2013, após comprovação do teor da ardência por meio de análises realizadas pela Universidade Winthrop da Carolina do Sul, nos Estados Unidos.  


Até hoje a pimenta ainda é cultivada em uma propriedade de 60 mil metros, em Vila Cajueiro, zona rural de Cariacica. Trata-se de uma variedade conhecida como Carolina Reaper, que é 300 vezes mais ardida do que a pimenta mexicana, chamada Jalapeño.  


Em Cariacica, a pimenta Carolina Reaper começou a ser cultivada em 2019, logo após uma viagem que o produtor rural Rodrigo Batista fez aos Estados Unidos, de onde trouxe cinco sementes da especiaria.  


Tão logo chegou, as sementes foram plantadas com o cultivo de 2.300 pés de pimenta na propriedade. “Eu ainda pretendo trazer uma mais ardida”, conta Batista, após falar dos contatos que mantém para a descoberta de plantas mais potentes.    


Com a crescente produção da pimenta mais ardida do mundo e de fazer muitos testes, Rodrigo Batista começou a produzir artesanalmente o molho gourmet com maracujá e mostarda, além de geleias de cebola, goiaba e abacaxi com hortelã, entre outros derivados da planta.  


O secretário de Agricultura e Pesca de Cariacica, Nilson Teixeira, apoia o projeto com orientação técnica. “Nós também damos todo o apoio para a comercialização dos produtos em feiras e em outros locais”, destacou.

FONTE: Portal Prefeitura Municipal de Cariacica-ES

Veja também
Facebook
© Copyright 2025 :: Todos os direitos reservados