07/06/2025 às 23h48 - atualizada em 08/06/2025 às 11h16
157
Redacao
Vila Velha / ES
O Espírito Santo enfrenta uma alta de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), causada principalmente pelo vírus da gripe (Influenza). Muitas pessoas têm relatado sintomas mais fortes que os habituais, como febre alta, dores intensas no corpo e fadiga prolongada. Com o avanço do outono e o aumento da circulação de vírus respiratórios, a vacinação se torna ainda mais essencial para reduzir o risco de complicações, internações e mortes.
Na Grande Vitória, a vacina está disponível para toda a população a partir dos seis meses de idade, conforme orientação do Ministério da Saúde. No entanto, o formato de atendimento varia entre os municípios, com ou sem necessidade de agendamento.
Em Vitória, a vacinação ocorre todos os dias da semana, incluindo sábados e feriados. O atendimento é feito por agendamento ou demanda espontânea, nas salas de vacinação da rede municipal. Os agendamentos são abertos toda quinta-feira, às 12h, no site agendamento.vitoria.es.gov.br, no aplicativo Vitória Online ou nos totens do Facilita Vix.
Vila Velha exige agendamento prévio por meio do link para vacinação durante a semana, nas Unidades de Saúde. Aos fins de semana, a aplicação ocorre sem agendamento, nos shoppings Boulevard e Praia da Costa, das 11h às 18h.
Em Cariacica, o atendimento é totalmente por livre demanda. De segunda a sexta-feira, a vacinação ocorre nas Unidades de Saúde, das 7h30 às 15h30. Aos sábados e domingos, o ponto de vacinação funciona no Shopping Moxuara, das 10h às 17h.
A vacina é segura e continua sendo a principal forma de evitar complicações causadas pelo vírus da gripe, especialmente em idosos, crianças, gestantes e pessoas com comorbidades. Algumas reações leves podem aparecer após a aplicação.
Segundo a pneumologista Jéssica Polese, os efeitos são uma resposta natural do corpo ao estímulo vacinal. Veja os mais comuns:
A médica recomenda repouso no dia da vacinação e evitar atividades físicas. Em casos de febre alta, dificuldade para respirar, inchaço nos lábios ou sintomas de alergia grave, a orientação é procurar atendimento médico imediatamente. Esses quadros, no entanto, são raros.
A imunização continua sendo essencial para proteger a saúde individual e coletiva, reduzindo a pressão sobre os serviços de saúde.
FONTE: ES 360
Há 3 dias
Pedágio de graça no ES. Veja quando começa e quem tem direitoHá 3 dias
Moraes revoga parte das medidas cautelares contra o senador Marcos do Val como o uso de tornozeleiraHá 3 dias
Messias Donato cobra esclarecimentos ao MEC sobre a ausência de livros didáticosHá 3 dias
Setembro começa com mais de 1.200 vagas de emprego na Agência do Trabalhador de CariacicaHá 3 dias
Estão abertas inscrições para aulas gratuitas de ioga na Praia da Costa