05/06/2025 às 21h12 - atualizada em 06/06/2025 às 19h51
124
Redacao
Vila Velha / ES
A cidade de Guarapari deve ganhar em breve um novo serviço de transporte urbano com a chegada dos patinetes elétricos de uma empresa com sede no Cazaquistão especializada em mobilidade sustentável. A operação, prevista para começar após a conclusão de trâmites burocráticos, será implantada sem custos ao município e tem como foco oferecer uma alternativa não poluente e acessível para moradores e turistas.
A companhia, que já atua em outras cidades brasileiras como Vila Velha, deverá abrir um CNPJ no município antes do início das atividades, garantindo que a arrecadação de impostos fique na cidade. Os patinetes serão distribuídos em pontos estratégicos definidos em conjunto pelas secretarias municipais envolvidas, considerando critérios como segurança, acessibilidade e fluxo urbano.
O prefeito Rodrigo Borges destacou a importância da novidade em suas redes sociais e perguntou a população o que acha a instalação desse transporte por aqui. “Queremos uma Guarapari mais moderna, eficiente e sustentável. Esse tipo de transporte alternativo dialoga com o futuro das cidades e, principalmente, com o nosso compromisso com o meio ambiente e com a qualidade de vida da população.”
A parceria entre a empresa e a prefeitura envolve as Secretarias de Desenvolvimento da Cidade e Habitação, Desenvolvimento Econômico e Captação de Recursos, Meio Ambiente, Segurança Pública, Transporte e Trânsito, além da Procuradoria Geral e da Secretaria da Fazenda.
Segundo o secretário de Desenvolvimento da Cidade e Habitação, Alexandro da Vitória, os documentos da empresa estão em fase de análise. “Nos próximos 60 dias vamos concluir essa avaliação. Estando tudo certo, o município concederá o permicionamento para que a empresa possa operar em Guarapari”, afirmou.
Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, Otávio Postay, destaca os impactos positivos da chegada da companhia internacional. “Estamos unindo tecnologia, sustentabilidade e planejamento urbano. Isso atrai investimentos e melhora o dia a dia das pessoas”, disse.
A expectativa é que os patinetes comecem a ser instalados logo após a emissão das licenças e a assinatura do Termo de Compromisso.
FONTE: ES 360
Há 15 horas
Processo de cassação de Açucena deve ser retomado na próxima semanaHá 15 horas
Marcos do Val recorre ao STF com medo de ser presoHá 15 horas
Confira os produtos do ES que estão livre do tarifaço de TrumpHá 15 horas
Carapina recebe a primeira edição da Blitz do Emprego em agostoHá 15 horas
Procon Vitória realiza pesquisa e constata variação de 73% nos preços do café