05/06/2025 às 21h06 - atualizada em 06/06/2025 às 19h52
163
Redacao
Vila Velha / ES
A Vports, concessionária responsável pelos Portos de Vitória, Vila Velha e Barra do Riacho, vai transformar uma área de meio milhão de metros quadrados (522 mil m2) em Aracruz para expandir a atividade portuária. A ideia é desenvolver um porto multipropósito. Ou seja, a estrutura pode abrigar terminais para grãos, gás, energia e para descomissionamento de plataformas de petróleo, para citar alguns exemplos.
Entendemos Barra do Riacho como um grande polo de desenvolvimento para o Estado e temos a possibilidade de contribuir, preparando essa área de 522 mil metros quadrados green field (projeto iniciado do zero) para receber investimentos de setores diversos, se tornando um porto multipropósito. Gustavo Serrão, CEO da VPorts.
Nesse sentido, a VPorts entrou com pedido de licença prévia junto ao Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema-ES). Nesse sentido, pretende iniciar os trabalhos de desenvolvimento da área.
Segundo Serrão, a expectativa é que a primeira licença para Barra do Riacho seja concedida até metade do ano que vem. Do mesmo modo, enquanto isso, a autoridade portuária seguirá com a captação de parceiros para o projeto.
“Demos entrada no pedido de licença prévia junto ao Iema e fizemos a primeira campanha de dragagem da história de Barra do Riacho”, ressaltou Serrão.
Parceiros no porto
Outra frente de atuação é a conexão com parceiros potenciais. “Temos um trabalho contínuo no sentido de captar parceiros e somar interesses e vocações do porto. Em Vitória e Vila Velha, assinamos 14 novos contratos em dois anos e meio de concessão privada. Por outro lado, a média anterior era de um contrato a cada quatro anos. Em Barra do Riacho, nossa intenção é desenvolver um ambiente que tenha no DNA essa marca de produtividade, eficiência e parceria”, disse.
Hoje, além dos 522 mil metros quadrados disponíveis para desenvolvimento, a Vports responde por uma área de mais de 300 mil metros quadrados. O Terminal Aquaviário de Barra do Riacho é operado pela Transpetro, estruturado e vocacionado para a movimentação de granéis líquidos (combustível).
FONTE: Folha Vitória
Há 15 horas
Bike Fix: Viana aposta na mobilidade sustentável com projeto inovador, o prefeito de Viana Wanderson Bueno fala sobre o projeto.Há 16 horas
Guarda prende homem procurado por estelionato após reconhecimento facialHá 16 horas
Guarda prende homem procurado por estelionato após reconhecimento facialHá 16 horas
Estacionamento no Mercado Municipal de Cariacica será 100% gratuito a partir desta sexta-feira (29)Há 16 horas
Centro do Empreendedor leva crédito e oportunidades para pequenos negócios em Nova Bethânia - Viana