04/06/2025 às 17h44 - atualizada em 05/06/2025 às 20h26
165
Redacao
Vila Velha / ES
A sessão ordinária desta quarta-feira (4), às 9 horas, terá convidados da Tribuna Popular e, na pauta de votações, oito vetos e cinco projetos de lei (PL) que estão em urgência, isto é, com prioridade para votação na Casa. A plenária será híbrida, com deputados no Plenário Dirceu Cardoso e também por videoconferência. Acompanhe os trabalhos ao vivo pela TV Ales.
Entre as matérias vetadas integralmente, estão propostas sobre o trânsito de animais domésticos em condomínios (PL 517/2024), a divulgação do quantitativo de pessoas na fila de consultas, exames e cirurgias especializadas na rede estadual de saúde (PL 120/2023) e o pagamento de fiança por PIX (PL 42/2023).
Na lista há também vetos parciais, como o aposto ao PL 362/2020, que deu origem à Lei 12.303/2024 e instituiu a Política Estadual de Incentivo à Formação de Bancos Comunitários de Sementes e Mudas de Variedades e Cultivares Locais, Tradicionais ou Crioulos (PEIBCS). O governo estadual vetou ao artigo 6º por considerar que o disposito cria atribuições ao Poder Executivo como a capacitação de produtores rurais, apoio à elaboração de projetos e desenvolvimento de sistema de reposição de sementes.
A votação das urgências está condicionada à análise de todos os oito vetos, que é feita em duas etapas: primeiramente, a Comissão de Justiça emite parecer sobre a manutenção ou rejeição do impedimento. Depois é a vez de o Plenário decidir – para derrubar um veto são necessários, no mínimo, 16 votos.
Confira a lista dos vetos e urgências desta quarta
Requerimentos de urgência
Outras duas propostas podem passar ao regime de urgência se o Plenário aprovar, nesta quarta, os requerimentos a serem votados na fase do Expediente sujeito à Deliberação.
É o caso do Projeto de Lei Complementar (PLC) 11/2025, iniciativa de autoria de Coronel Weliton (PRD) e Marcelo Santos (União). A proposta altera a Lei Complementar 662/2012, que trata da Indenização Suplementar de Escala Operacional (Iseo), paga a militares e policiais civis. O objetivo é inserir, na lei, que o valor não estará sujeito à incidência do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) nem de contribuição previdenciária.
Outra matéria que poderá ter prioridade de votação na Casa é o PL 721/2023, que é assinado por Coronel Weliton (PRD) e declara a Festa de São João Batista de Irupi como patrimônio cultural imaterial do Espírito Santo.
FONTE: Portal Assembleia Legislativa - ES
Há 23 horas
Pedágio de graça no ES. Veja quando começa e quem tem direitoHá 23 horas
Moraes revoga parte das medidas cautelares contra o senador Marcos do Val como o uso de tornozeleiraHá 24 horas
Messias Donato cobra esclarecimentos ao MEC sobre a ausência de livros didáticosHá 24 horas
Setembro começa com mais de 1.200 vagas de emprego na Agência do Trabalhador de CariacicaHá 24 horas
Estão abertas inscrições para aulas gratuitas de ioga na Praia da Costa