30/05/2025 às 16h39 - atualizada em 31/05/2025 às 18h39
276
Redacao
Vila Velha / ES
O conceito de agricultura de precisão deverá ganhar um impulso no Espírito Santo caso seja implantada iniciativa idealizada pelo deputado Pablo Muribeca (Republicanos) que prevê o fornecimento de drones a produtores rurais.
O Projeto de Lei (PL) 314/2025 institui o programa Drone no Campo e propõe que o equipamento seja fornecido pelo estado para cooperativas, sindicatos e associações de produtores, o que permitirá monitorar as plantações, identificando de forma precoce doenças e pragas que podem ameaçar a lavoura.
Pablo cita ainda que o mapeamento de áreas feito por drones evita desperdícios, possibilitando ao agricultor otimizar e racionalizar os gastos com água, fertilizantes e outros insumos.
Produtividade
“Ao disponibilizar drones para associações, cooperativas e produtores rurais, especialmente os de pequeno e médio porte, o Estado contribui para o aumento da produtividade, a redução de custos, a sustentabilidade ambiental e a competitividade no campo”, projeta o deputado.
A iniciativa propõe ainda a capacitação dos agricultores, garantindo o uso eficiente e seguro da tecnologia, fortalecendo a autonomia das comunidades rurais e ampliando a geração de renda no campo.
Veja na íntegra e acompanhe a tramitação do PL 314/2025, que será analisado previamente nos colegiados de Justiça, Agricultura, Ciência e Tecnologia e Finanças.

FONTE: Portal Assembleia Legislativa - ES
Há 1 semana
Estrelas do vôlei de praia e competição de beach soccer movimentam a Arena de VerãoHá 2 semanas
Ex-prefeito volta a ter embates nas redes com atual gestão de CachoeiroHá 2 semanas
Procon de Cariacica encontra variação de preço de até 232% em materiais escolares em Campo GrandeHá 2 semanas
Agência do Trabalhador abre cerca de mil vagas de empregos na próxima semanaHá 2 semanas
Aulas da rede municipal de Viana começam em 5 de fevereiro de 2026