30/05/2025 às 16h39 - atualizada em 31/05/2025 às 18h39
168
Redacao
Vila Velha / ES
O conceito de agricultura de precisão deverá ganhar um impulso no Espírito Santo caso seja implantada iniciativa idealizada pelo deputado Pablo Muribeca (Republicanos) que prevê o fornecimento de drones a produtores rurais.
O Projeto de Lei (PL) 314/2025 institui o programa Drone no Campo e propõe que o equipamento seja fornecido pelo estado para cooperativas, sindicatos e associações de produtores, o que permitirá monitorar as plantações, identificando de forma precoce doenças e pragas que podem ameaçar a lavoura.
Pablo cita ainda que o mapeamento de áreas feito por drones evita desperdícios, possibilitando ao agricultor otimizar e racionalizar os gastos com água, fertilizantes e outros insumos.
Produtividade
“Ao disponibilizar drones para associações, cooperativas e produtores rurais, especialmente os de pequeno e médio porte, o Estado contribui para o aumento da produtividade, a redução de custos, a sustentabilidade ambiental e a competitividade no campo”, projeta o deputado.
A iniciativa propõe ainda a capacitação dos agricultores, garantindo o uso eficiente e seguro da tecnologia, fortalecendo a autonomia das comunidades rurais e ampliando a geração de renda no campo.
Veja na íntegra e acompanhe a tramitação do PL 314/2025, que será analisado previamente nos colegiados de Justiça, Agricultura, Ciência e Tecnologia e Finanças.
FONTE: Portal Assembleia Legislativa - ES
Há 2 dias
Deputado Messias Donato propõe endurecimento penal contra assassinos de policiaisHá 2 dias
Projeto do governo busca amenizar efeitos do tarifaço americanoHá 2 dias
Desfile de 7 de setembro será diferente em Vitória. Veja o que mudaHá 2 dias
Setembro começa com mais de 1.200 vagas de emprego na Agência do Trabalhador de CariacicaHá 2 dias
Prefeitura de Viana, deu posse na tarde desta segunda-feira (1), novos membros do Conselho Municipal de Educação (CMEV).