28/05/2025 às 19h42 - atualizada em 29/05/2025 às 16h40
261
Redacao
Vila Velha / ES
A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do Núcleo de Proteção Animal da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DEPMA), concluiu, nesta quarta-feira (28), as investigações sobre um caso de maus-tratos a animal ocorrido no dia 23 de março, no bairro Jardim Marilândia, em Vila Velha. O inquérito policial foi finalizado com a identificação do autor e encaminhado ao Poder Judiciário para as providências cabíveis.
De acordo com as investigações, na ocasião, um homem, conduzindo um cão de médio porte por uma guia, soltou intencionalmente o animal em frente à residência, onde estava “Lelê”, um cão comunitário conhecido e cuidado pelos moradores da região. O cão conduzido pelo suspeito retornou e atacou violentamente Lelê, agarrando-o pelo pescoço. Mesmo diante do ataque, o tutor não interveio para separar os animais, limitando-se a puxar seu cão pela guia, arrastando Lelê que permanecia preso pela mordida.
"O caso foi presenciado por duas testemunhas, que, posteriormente, auxiliaram na identificação do suspeito em Jardim Marilândia. As investigações demonstraram que o suspeito agiu com dolo, ou seja, com a consciência e a vontade de que seu animal atacasse o cão comunitário, utilizando-o como instrumento para a prática de maus-tratos", disse o responsável pelo Núcleo de Proteção Animal, da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente, delegado Leandro Piquet.
De acordo com o delegado, trata-se de um caso peculiar, pois evidencia a utilização de um animal para causar sofrimento a outro, colocando em risco não apenas a vida do cão comunitário, mas também a do próprio animal conduzido pelo suspeito.
O inquérito foi concluído e remetido ao Poder Judiciário, para as providências legais.
FONTE: Polícia Civil - ES
Há 1 semana
Estrelas do vôlei de praia e competição de beach soccer movimentam a Arena de VerãoHá 2 semanas
Ex-prefeito volta a ter embates nas redes com atual gestão de CachoeiroHá 2 semanas
Procon de Cariacica encontra variação de preço de até 232% em materiais escolares em Campo GrandeHá 2 semanas
Agência do Trabalhador abre cerca de mil vagas de empregos na próxima semanaHá 2 semanas
Aulas da rede municipal de Viana começam em 5 de fevereiro de 2026