Quarta, 30 de julho de 2025
noticiascapixabaes@gmail.com
Política

15/05/2025 às 21h44

213

Redacao

Vila Velha / ES

Sessão reconhece trabalho de profissionais da enfermagem
Enfermeiros, técnicos e instituições de ensino foram homenageados com comenda e placas do Legislativo estadual
Sessão reconhece trabalho de profissionais da enfermagem
Janete de Sá: compromisso da enfermagem é cuidar de vidas / Foto: Kamyla Passos

A enfermagem capixaba foi homenageada em sessão solene na quarta-feira (14), na Assembleia Legislativa (Ales), proposta pela deputada Janete de Sá (PSB). Enfermeiros, técnicos de enfermagem e instituições que formam profissionais da área receberam a homenagem em alusão ao Dia Internacional da Enfermagem, celebrado em 12 de maio. 

Fotos da sessão solene

Durante o evento, a proponente falou sobre a importância da profissão para a sociedade. “O compromisso da enfermagem é cuidar de vidas. Minha formação em enfermagem e minha carreira como enfermeira do trabalho foram determinantes para minhas escolhas na política, onde tenho um olhar especial naqueles que mais precisam. Nossa profissão é milenar. Iniciada pela necessidade humana, pelo amor, e aperfeiçoada pela medicina. No país, somos 3,1 milhões de enfermeiros, sendo 85%, mulheres. O que seria de nós sem esses profissionais?”, refletiu Janete.

A parlamentar ainda fez um relato pessoal sobre o impacto da enfermagem quando precisou ser cuidada. “Fiquei 12 dias internada durante a pandemia de Covid-19. Tive comprometimento de 85% dos meus pulmões. Hoje não tenho nenhuma sequela. E, abaixo de Deus, foram meus colegas enfermeiros que salvaram a minha vida”. 

A enfermeira Maria dos Santos Machado falou em nome dos homenageados da sessão, exaltando o trabalho da categoria. Maria dos Santos é gestora da Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo. “A enfermagem tem um trabalho incansável. Todos os dias esses profissionais cuidam, acolhem, aliviam dores e salvam vidas. Na central de transplantes, nossa atuação é decisiva tanto na vida daquele paciente que recebe o órgão quanto na abordagem humanizada da família que autoriza a doação. A enfermagem está onde a vida pede presença, cuidado e humanidade”, destacou. 

FONTE: Portal Assembleia Legislativa - ES

Veja também
Política

Política

Blog/coluna Tudo sobre a política capixaba, brasileira e seu impactos na dinâmica econômica e social do Espírito Santo e Brasil.
Facebook
© Copyright 2025 :: Todos os direitos reservados